Protestos pró-Palestina crescem em universidades dos EUA

Policiais e estudantes durante protesto pró-Palestina na Universidade do Texas. Foto: Nuri Vallbona/Reuters

Universidades dos Estados Unidos foram palco de protestos pró-Palestina nesta quarta-feira (24). As manifestações, que se estenderam pelo país, registraram confrontos entre os policiais e estudantes.

Foram registradas manifestações em universidades como Brown, em Rhode Island, na Universidade de Michigan, em Ann Arbor, no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e na Politécnica do Estado da Califórnia, em Humboldt, entre outras.

Na Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, confrontos entre a polícia e os universitários resultou em pelos menos uma prisão. Manifestantes cercaram o veículo onde o homem estava detido e gritaram em protesto.

Em Austin, soldados entraram no campus da Universidade do Texas com equipamento anti-motim e forçaram os manifestantes e contramanifestantes a se dispersarem. Durante a ação, ao menos dez pessoas ficaram detidas.

Manifestação pró-Palestina na Universidade de Columbia, em Nova York. Foto: REUTERS/Caitlin Ochs

Enquanto isso, as tensões diminuíram na Universidade de Columbia, em Nova York, após a diretoria estender o prazo para estudantes removerem um acampamento montado em protesto. A instituição prorrogou em 48 horas o prazo final para chegar a um acordo com os líderes estudantis da manifestação.

Dezenas de manifestantes acamparam no campus de Manhattan, exigindo que a universidade cessasse seus investimentos em empresas que apoiam ou lucram com as ações militares de Israel na Faixa de Gaza.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.