Camboriú será sede da etapa brasileira do Circuito Mundial de Ciclismo Gravel na América Latina 

O prefeito Leonel Pavan prometeu durante sua campanha que vai colocar Camboriú na vitrine de modalidades esportivas importantes, atraindo competições de médio e grande porte.

A primeira delas está marcada para os dias 7, 8 e 9 de março

quando a cidade sediará o UCI Gravel World Series Brazil, única etapa oficial do circuito mundial de ciclismo gravel na América Latina, válida para a classificação do UCI Gravel World Championship 2025.

As inscrições estão abertas para competidores de 19 a 80 anos, divididos em faixas etárias de cinco em cinco anos, e podem ser feitas no site oficial: ucigravelbrasil.com.br.

O gravel é uma modalidade do ciclismo que se adapta a vários tipos de terrenos com bicicletas projetadas para trilhas de cascalhos, de terra ou estradas de asfalto. É uma modalidade que vem ganhando muitos adeptos. Os praticantes gostam porque conseguem praticar em rotas menos convencionais. Camboriú é conhecida por suas trilhas, mas esta será a primeira vez que sediará um evento internacional.

A prova, organizada pela Riders, empresa responsável por eventos como o UCI Gran Fondo Pomerode, contará com três percursos que atendem a diferentes níveis de dificuldade: Gran Fondo, Mediofondo e a MTB & Gravel Ride.

As largadas acontecem no dia 7 de março, às 7h, na Estrada Geral dos Macacos. A prova mais concorrida é o Gran Fondo, com 110 km e altimetria de +2000m.

Logo depois, o Mediofondo, com 60 km e altimetria de +900m, e o MTB & Gravel Ride, para ciclistas que buscam uma experiência mais leve, com 30 km e altimetria de +400m.

Juliano Salvadori, responsável pela organização da prova, disse que começou a trabalhar para obter a licença UCI para a Gran Fondo Pomerode, há três anos.

“Vimos a Gravel World Series ser criada e acompanhamos o crescimento da modalidade. Estamos fazendo algo diferente para o ciclismo, trazendo novidades e uma nova disciplina para o Brasil”, disse.

O prefeito Pavan disse que vai desenvolver o turismo esportivo em Camboriú e que eventos deste porte, são importantes para impulsionar  a hotelaria, comércio e gastronomia na região. 

O circuito global terá 33 corridas em 21 países, com os competidores disputando vagas para o Campeonato Mundial de Gravel da UCI, em Nice, na França.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.