Inscrições abertas para blocos e trios do Carnaval de Balneário Camboriú

O credenciamento para os blocos e trios elétricos que desejam participar do Carnaval de Balneário Camboriú está aberto e segue até 14 de fevereiro e busca fortalecer mais uma edição da festa, com desfiles em diferentes regiões da cidade, uma novidade deste ano. A ideia é levar os desfiles dos blocos para a Praia Central, na região das Praias Agrestes e nos bairros, de 28 de fevereiro a 4 de março.

O secretário de Turismo da cidade, Evandro Neiva, salientou ao Página 3 que o Carnaval é uma data ‘importantíssima’ no calendário turístico, do entretenimento e viagens no Brasil e que, apesar de Balneário ter uma modelagem diferente, também é muito importante para a cidade, com os blocos se destacando há muitos anos.

“Teve vários momentos, com os blocos em alta, em baixa, como em qualquer evento a longo prazo, e nos últimos anos os blocos se organizaram melhor. A prefeita Juliana Pavan tem essa conexão com blocos, é entusiasta, e queremos fortalecer essa nossa modelagem do Carnaval. Cada local tem uma modelagem – a exemplo de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro”, explicou.

Carnaval de Balneário Camboriú teve micareta do Michel Teló em 2024 (Divulgação/PMBC)

Carnaval nos bairros

Neiva, que antes de assumir o Turismo de Balneário era secretário de Turismo de SC, opinou também que Balneário pela diversidade de idade, número de pessoas e lifestyle, de crianças a adultos, os blocos acabam se assemelhando com a cidade, criando opções bacanas para que todos possam aproveitar. 

“Estamos organizando o edital, procurando levar o Carnaval para os bairros – queremos colocar trio e chalanas para ter apresentações nos bairros. Não sabemos se já vai ter neste ano da forma completa que desejamos, mas queremos que os bairros sejam prestigiados na brincadeira de Carnaval também, com os blocos desfilando na Atlântica, mas também prestigiando os bairros”, afirmou.

Foco em ampliar o Carnaval da cidade

O secretário comentou ainda que estão dialogando diretamente com a Liga Carnavalesca, que representa os blocos e trios do município, e que já estudam ampliar o Carnaval da cidade – algo que a prefeita Juliana já havia citado em entrevista ao jornal em 2024.

Neiva disse que a Liga é parceira da prefeitura e que já se reuniram com os representantes, inclusive as mudanças futuras estão sendo discutidas em conjunto. 

“Estamos sendo cautelosos. Está em nosso planejamento ter shows, mas não sabemos se será possível neste ano. Vemos que precisa ser algo de continuidade, que não se possa voltar atrás – se tiver show nacional, tem que ter continuidade e não ter um ano e não ter mais. Tem que ter sinergia no evento Carnaval, com a Liga e também empresários do turismo todos juntos, que seja um evento de grande destaque como é o Réveillon, por exemplo. Estamos pegando o planejamento ainda do governo passado, não foi deixado orçamento para aumentar o Carnaval, por isso não sabemos se será neste ano por motivo orçamentário e de planejamento. Balneário é uma cidade que terá Carnaval para as pessoas voltarem a brincar o Carnaval. Pode ter blocos e shows, mas com segurança, para que independente de idade e público possam todos aproveitar”, completou.

Para participar, os blocos devem estar regularmente cadastrados na Liga Carnavalesca da cidade. O edital completo, com todas as regras e requisitos para credenciamento, está disponível no link.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.