França ordena saída de alguns diplomatas venezuelanos em ação retaliatória

A França ordenou que a embaixada venezuelana reduza sua equipe diplomática em Paris na quarta-feira, dando a alguns diplomatas cinco dias para deixarem o país, em uma medida de retaliação depois que Caracas determinou a saída de diplomatas franceses e europeus.

“Essa decisão é uma medida recíproca após a decisão das autoridades venezuelanas de 14 de janeiro de reduzir nossa presença diplomática em Caracas com base em motivos que rejeitamos categoricamente”, disse o Ministério das Relações Exteriores da França em um comunicado.

Na semana passada, a Venezuela afirmou que imporia restrições aos diplomatas franceses, italianos e holandeses em Caracas e reduziria o número de funcionários da embaixada para apenas três, citando a resposta “hostil” de seus governos à posse do presidente Nicolás Maduro para um terceiro mandato.

Dois dias depois, a França convocou um diplomata venezuelano sênior em Paris para protestar contra a decisão e avisou que tomaria medidas recíprocas.

O governo holandês também ordenou que a Venezuela reduza sua equipe diplomática na Holanda de quatro para duas pessoas em resposta à decisão da Venezuela.

Na semana passada, a Itália convocou o diplomata-chefe da Venezuela em Roma para protestar contra a medida e também contra a falta de informações sobre o destino de um cidadão italiano preso há dois meses.

Várias nações ocidentais não reconheceram a vitória de Maduro nas eleições presidenciais de julho de 2024 na Venezuela. França, Itália e Holanda condenaram veementemente a posse de Maduro na semana passada, enquanto os Estados Unidos ofereceram uma recompensa de 25 milhões de dólares pela prisão de Maduro.

The post França ordena saída de alguns diplomatas venezuelanos em ação retaliatória appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.