Nove suspeitos de sequestrar a modelo Luciana Curtis e família são presos em SP; relembre o caso

A “Operação Crisandália” prendeu nove suspeitos de sequestrar a modelo Luciana Curtis, seu marido e sua filha, em novembro passado, em São Paulo. As vítimas permaneceram 12 horas sob o poder dos criminosos, em um cativeiro com cobras e escorpiões, e foram libertadas após serem roubadas. Os investigadores ainda tentam cumprir três mandados de prisão temporária, além 14 de busca e apreensão na Capital, Guarulhos e Suzano.

O sequestro ocorreu na noite do dia 27 de novembro de 2024, quando a modelo saía de um um restaurante, no Alto da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo. Os bandidos levaram Luciana, o marido dela, o fotógrafo Henrique Gendre, e a filha caçula do casal, de 11 anos, para um cativeiro na Brasilândia, na Zona Norte. Lá, eles eram ameaçados com armas de fogo, enquanto os criminosos faziam transferências bancárias.

O carro das vítimas, um GWM Haval, também foi roubado na ocasião e, no último dia 29 de novembro, foi encontrado carbonizado na Vila Penteado, também na Zona Norte da Capital.

Luciana, o marido e a filha foram libertados do cativeiro na manhã do dia 28 de novembro, quando foram deixados em uma comunidade na região de Parada de Taipas. Eles pediram ajuda e foram levados até uma delegacia.

Na mesma data os policiais localizaram o cativeiro, por meio do localizador dos celulares das vítimas. Os agentes fizeram uma varredura no local, que tinha um colchão, uma pia, um vaso sanitário, tudo em meio ao acúmulo de entulhos e garrafas de refrigerante vazias. A construção improvisada fica em meio a algumas árvores e também estava com o telhado danificado (veja abaixo). Apesar disso, ninguém foi preso.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Policia Civil de São Paulo (@policiacivil_sp)

LEIA TAMBÉM:

  • VÍDEO: Cativeiro em que Luciana Curtis foi mantida com a família tinha cobras e escorpiões, diz polícia
  • Refém por 12h: carro da modelo Luciana Curtis roubado em sequestro é achado carbonizado em SP
  • Luciana Curtis: saiba quem é a modelo que foi sequestrada e mantida refém por 12 horas, em SP

A investigação avançou e, no último dia 30 de novembro, a polícia identificou uma das suspeitas de envolvimento no caso. A mulher trabalhava em uma casa lotérica e lavava o dinheiro da quadrilha no estabelecimento.

Após a prisão dela, os investigadores chegaram até as identidades de outros oito suspeitos. As prisões deles foram solicitadas e acatadas pela Justiça, sendo que eles foram capturados nesta quinta-feira (23) na “Operação Crisandália”.

Participam dos trabalhos, coordenados pela Delegacia Antissequestro (DAS), o Departamento de Operações Especiais (DOE), o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA) e o Grupo Especial de Reação (GER).

A operação segue em andamento para o cumprimento dos demais mandados. Os nomes dos detidos não foram revelados, assim, não foi possível localizar suas defesas.

Sequestro da modelo

A modelo, o marido e a filha foram abordados pelos bandidos na saída de um restaurante no Alto da Lapa. De lá, foram levados no próprio carro, um GWM Haval, até o cativeiro. Eles ficaram sob custódia dos criminosos por 12 horas, enquanto eles faziam transferências bancárias, e só foram libertados na manhã do dia 28 de novembro de 2024.

O caso passou a ser investigado depois que a filha mais velha da modelo e do fotógrafo estranhou ao notar, na manhã de quinta-feira, que eles não estavam em casa e falou com um tio. O homem, por sua vez, procurou a DAS e comunicou sobre o sumiço.

Enquanto o caso ainda era apurado, os bandidos libertaram as vítimas em uma comunidade na região de Parada de Taipas, também na Zona Norte da Capital.

Na época, a assessoria da modelo confirmou que ela foi vítima do sequestro e ressaltou que “a família foi libertada” e encontrava-se bem.

Quem é Luciana Curtis?

A modelo Luciana Curtis tem 53 anos e é paulistana. Ela é filha do empresário britânico Malcolm Leo Curtis e da professora brasileira Kátia Maria Furtado de Mendonça Curtis. Ela tem uma carreira consolidada no exterior e integra os elencos de agências como Ford Models e Way Model.

Ela foi descoberta por um olheiro aos 14 anos, nos anos 90, e desde então segue firme atuando na carreira. Em 1993, ela ficou em primeiro lugar na final brasileira do concurso “Supermodel of The World”. Na final mundial, ficou entre as quatro primeiras colocadas. Em 2001, ela ganhou fama internacional ao ser o rosto oficial da marca de beleza Revlon.

No início de 2024, ela disse em entrevista ao site “UOL” que tinha voltado a morar no Brasil após décadas em Nova York, nos Estados Unidos. No entanto, por conta dos compromissos profissionais, viaja com frequência ao exterior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.