Você é pouco pontual? Isso significa que uma pessoa está sempre atrasada segundo os psicólogos.

Yaneth é uma mulher que procura uma promoção na empresa onde trabalha, mas tem um problema grave que não lhe permitiu surgir e que é o atraso.

Chegar atrasado ao trabalho e às reuniões tem dificultado que você alcance um cargo que almeja brilhar na sua profissão e essa situação de adiar tudo, ser desorganizado ou subestimar o tempo pode ter diversas causas.

Clique aqui para receber as notícias de saúde, moda e beleza pelo WhatsApp

O portal Terra destaca que a psicologia tem analisado esse tipo de comportamento e o resultado reflete que essa ação vai além de uma simples falta de organização.

Ver esta publicación en Instagram

Una publicación compartida de Ciudad U (@ciudadu)

Existem diversos fatores que geram esse comportamento, como inseguranças ou uma necessidade inconsciente de controle, mas aqui falamos sobre os mais comuns:

Excesso de confiança

As pessoas que estão sempre atrasadas subestimam o tempo que levarão para concluir uma tarefa ou chegar a um destino. Eles cobrem mais do que é possível e organizam seus dias de uma forma irrealista. Eles têm uma percepção alterada do tempo e uma confiança excessiva em suas habilidades.

Devido à ansiedade ou fracasso

Chegar atrasado também está associado ao medo do fracasso ou à ansiedade. Adiar atividades e ser pouco pontual é uma forma de resistir às regras impostas pelos outros, buscando reafirmar sua autonomia. Eles adiam as atividades por chegarem atrasados, mesmo quando conseguem chegar na hora certa.

Falta de controle e desorganização

O atraso também está associado a problemas de controle. As pessoas que procuram chegar atrasadas sentem poder ao fazer os outros esperarem. Eles tentam criar dinâmicas de domínio em seus relacionamentos.

Por outro lado, este gesto também é sinónimo de desorganização interna associada à falta de controlo. Se a pessoa não tem clareza sobre suas tarefas ou como administrar o tempo, gera-se uma falta de controle sobre sua vida e suas decisões.

Autoestima, estresse e emoções

Chegar sempre atrasado está associado a uma questão de inseguranças e estresse. Aqueles com baixa autoestima muitas vezes se atrasam porque temem não atender às expectativas. Podem também sentir-se sobrecarregados, o que os leva a adiar as atividades planeadas.

Por outro lado, emocionalmente, esta ação indica que a pessoa tem dificuldade em se comprometer com os horários estabelecidos devido a um conflito interno mais complexo.

Algumas dicas para ser pontual

  • Estabeleça horários flexíveis: planeje prazos maiores para evitar contratempos.
  • Priorize tarefas importantes: Identifique o que é mais importante e organize o seu dia com base nessas atividades.
  • Reconheça as emoções por trás do seu atraso: reconheça as verdadeiras causas do problema.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.