Robôs, carteiras automatizadas e trade ideia: veja desempenho das estratégias em 2024

Apesar da queda de 10% da Bolsa brasileira no ano passado, nem todas as estratégias em renda variável foram completamente negativas. Em meio ao cenário de aversão ao riscos, estratégias com robôs, carteiras automatizadas e o trade ideia se destacaram positivamente.

Entre elas, está o Trade Ideia, que busca oferecer retornos rápidos em operações de renda variável, aproveitando-se de oportunidades de mercado identificadas por analistas da XP, como Gilberto Coelho, Martha Matsumura e Felipe Perigolo, que obtiveram resultados expressivos com o produto em 2024.

Os especialistas destacam que utilizam métodos como análise técnica, análise fundamentalista e análise quantitativa para fazer as recomendações. O produto tem risco e objetivo definido antes e o propósito da ferramenta é determinar o ponto de encerramento da operação para garantir o lucro. O produto atende diferentes perfis.

Martha Matsumura, analista gráfica da XP Investimentos, explica que o Trade Ideia é um produto de swing trade. “Os analistas fazem uma varredura do mercado de ações, BDRs e ETFs”, explica. “O cliente só precisa aceitar o push”, complementa.

Ela afirma que o produto é menos arriscado do que o day trade porque não é alavancado e pode oferecer ao longo do ano oportunidades e um somatório de renda “surpreendente”.

No caso da Martha Matsumura, o resultado do somatório das rentabilidades geradas por todas as recomendações dela em 2024 ficou positiva em 108%, enquanto de Coelho atingiu 219% e de Perigolo, +74%.

Carteiras automatizadas

A XP conta também com a carteira recomendada automatizada, uma seleção de ativos composta e assinada por analistas do grupo. O produto tem balanceamento automático das ações mensalmente, sem necessidade de aprovação de ordem, mas com visibilidade das ações que compõem a carteira e diversificação de ações, com desempenho superior ao benchmark.

Em 2024, seis carteiras – Bunker, Dividendos Gráfica, Clear Dinâmica, Quant Semanal e Híbrida Global – tiveram, por exemplo, desempenho superior ao do Ibovespa. Algumas com queda, como Bunker, Clear Dinâmica e Quant Semanal, mas inferiores ao benchmark do mercado.

Já as carteiras Dividendos Gráfica e Híbrida Global, com data de fechamento diferentes ao longo do ano, terminaram positivas: a primeira avançou 1,63% contra -7,92% do Ibovespa durante o período de vigência, enquanto a segunda ganhou 13,74% versus -4,74% do Ibovespa.

Robôs

Analistas da XP ainda disponibilizam estratégias de investimentos desenvolvidos com robôs por meio do site da OnTick. Em 2024, três estratégias de dois analistas tiveram rentabilidade média em 2024 superior ao Ibovespa: Tcon por Felipe Perigolo (+4,8%), Nimbus por Leandro de Checchi (+2,7%) e Decker por Felipe Perigolo (+0,4%).

The post Robôs, carteiras automatizadas e trade ideia: veja desempenho das estratégias em 2024 appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.