PGR denuncia Nikolas ao Supremo por injúria contra Lula

Nikolas Ferreira durante evento na ONU. Foto: reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou, nesta sexta-feira (8), a abertura de um inquérito para o Supremo Tribunal Federal (STF) investigar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por suposto crime de injúria contra o presidente Lula (PT). As declarações ocorreram durante um discurso do bolsonarista em um evento da ONU, onde ele se referiu a Lula como “ladrão”.

A manifestação ao STF, assinada pelo vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand Filho, argumenta que as declarações de Nikolas estão protegidas pela imunidade parlamentar e que, portanto, devem ser investigadas pelo STF.

O discurso na Cúpula Transatlântica da ONU, em novembro de 2023, tem sido motivo de controvérsia. A Polícia Federal já havia solicitado a abertura de um inquérito contra o deputado por suas declarações contra Lula.

“‘O mundo será um lugar melhor se não houver tantas pessoas prometendo melhorá-lo’. É uma citação do filósofo Olavo de Carvalho. Isso se encaixa perfeitamente com Greta Thunberg e Leonardo DiCaprio, por exemplo, que apoiaram nosso presidente socialista chamado Lula, um ladrão que deveria estar na prisão”, disparou o bolsonarista no evento.

Na ocasião, Nikolas afirmou ainda que os ministros do STF “traíram o povo brasileiro”. “[Precisamos de] novos juízes que vão honrar a magistratura e fazer justiça e não como alguns membros do Supremo Tribunal Federal do Brasil que traíram o povo brasileiro e perseguiram seus oponentes políticos”, disse.

Lula encaminhou ao Ministério da Justiça um vídeo do discurso do deputado, publicado pelo Metrópoles no X, antigo Twitter, e pediu a investigação contra o parlamentar. O Código Penal prevê que, quando um suposto crime de injúria é cometido contra o presidente da República, cabe ao ministério solicitar apuração.

O pedido da PF e a manifestação da PGR serão analisados pelo ministro Luiz Fux no STF. A PGR afirmou que o vídeo demonstra claramente a possível prática do crime de injúria contra o presidente da República, sugerindo a instauração do inquérito contra Nikolas Ferreira de Oliveira.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.