Aliado de Tarcísio, presidente da Alesp nega pedido de impeachment de Derrite

Guilherme Derrite: pedido de impeachment contra o secretário de Segurança Pública foi negado pelo presidente da Alesp – Foto: Reprodução

André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), recusou o pedido de impeachment contra o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL). A decisão foi publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial e encerra a tentativa de afastamento liderada por deputados da oposição, como PSOL, PT e PCdoB.

O pedido havia sido protocolado em dezembro de 2024, motivado pelo aumento da letalidade policial no estado de São Paulo e por supostos atos de improbidade administrativa. Também foram apontadas violações ao Pacto de San José da Costa Rica, decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Supremo Tribunal Federal, além de acusações de prevaricação.

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL) – Foto: Reprodução

Na justificativa, André do Prado alegou que não existem provas suficientes para responsabilizar Derrite pelas ações apontadas. Ele destacou que os casos de violência policial mencionados estão sendo apurados pela Corregedoria da Polícia, isentando o secretário de ligação direta com os atos investigados.

A rejeição do impeachment também reforça a posição de Derrite dentro da gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apesar da pressão de parlamentares e grupos de direitos humanos, o governador manteve Derrite no cargo e reiterou seu apoio ao secretário durante as críticas.

Deputados de oposição criticaram a decisão, argumentando que ela reflete uma blindagem política ao secretário, que é do mesmo partido de André do Prado.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.