Temporal em SP deixa 82 mil sem energia, gera alagamentos e “alerta severo” da Defesa Civil

Carros ilhados no Jardim São Paulo. Foto: Reprodução

A cidade de São Paulo teve alagamentos em diversos pontos após temporal na tarde desta sexta (24) e o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo, colocou a cidade em estado de alerta. A previsão indicava pancadas isoladas, mas a precipitação foi generalizada e afetou quase todos os bairros da capital.

Há 81.997 casas sem luz na área de concessão da Enel, segundo a concessionária, e o CGE registrou chuva forte com potencial queda de granizo nas Zonas Oeste, Norte, Leste e no Centro. As regiões norte e central da cidade foram as mais afetadas.

Na estação Jardim São Paulo do metrô, a escada de acesso à plataforma foi inundada. Os trilhos, que ficam no subsolo, alagaram e paralisaram a operação na linha 1-azul.

Escada de acesso da estação Jardim São Paulo. Foto: Reprodução

A avenida Sumaré, na altura do estádio Palestra Itália, e a rua dos Pinheiros também alagaram e impediram o tráfego na região. No shopping Center Norte, na zona norte, o teto chegou a desabar por excesso de água.

A Defesa Civil de São Paulo enviou um alerta inédito à população às 15h56 de hoje: “Alerta severo. Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro”. O texto foi enviado a todos os celulares com tecnologia 5G ou 4G.

O temporal foi causado após uma forte calor e a chegada da brisa marítima, que, combinada com a grande umidade na atmosfera, formou nuvens carregadas. A condição foi acompanhada por rajadas de vento e queda de granizo.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.