Príncipe Harry ganha ação judicial junto a sua mãe e essa será a quantia milionária que receberá

Embora muitos tenham criticado o Príncipe Harry por suas constantes reclamações sobre a exposição midiática que diferentes tablóides lhe deixaram, ele finalmente conseguiu vencer uma ação judicial contra o grupo editorial News Groupo Newspapers (NGN), de propriedade do magnata Rupert Murdoch, proprietário, entre outros, do tablóide britânico The Sun.

Após seis anos de batalha judicial, os empresários confessaram ter cometido atividades ilegais para obter informações sobre a sua vida privada e pelas quais tiveram de pedir desculpa.

Dessa forma, Harry não só ganhou o processo para si, mas também para sua mãe, a princesa Diana, que também foi vítima de assédio durante seu período como membro da coroa britânica.

Esta será a cifra milionária que o Príncipe Harry receberá

“Numa vitória monumental, o News UK admitiu que o The Sun, o carro-chefe do império mediático britânico de Rupert Murdoch, se envolveu em práticas ilegais (…) Após intermináveis resistências, negociações e batalhas legais por parte dos News Group Newspapers, incluindo gastos de mais de £1 bilhão em honorários e custos legais (além de pagar aqueles que estavam cientes do assunto) para evitar que toda a verdade se tornasse conhecida, a News UK deve ser responsabilizada por suas ações ilegais e seu flagrante desrespeito por lei”, leu o advogado do príncipe, David Sherborne, que leu uma declaração em seu nome na última quarta-feira, 22 de janeiro.

Após a vitória histórica, o filho mais novo do rei Charles III receberá pelo menos 11 milhões de euros como indemnização por danos. Este valor não seria um acordo financeiro, mas sim uma compensação pelas perturbações que o ex-duque de Sussex teve de enfrentar devido à interferência na sua vida privada.

Harry decidiu não ir a Londres por causa do que seu advogado tem representado. Desta forma, ficou provado que a NGM contratou ilegalmente mais de cem detetives particulares durante pelo menos 16 anos em mais de 35 mil ocasiões e que os executivos da empresa estavam cientes dessas práticas, que incluíam a pirataria informática dos seus telemóveis.

Da mesma forma, o advogado mencionou que a vitória foi “graças à grande resistência do Príncipe Harry e de Lord Watson, cuja disposição de levar NGN a julgamento levou a esta admissão histórica de ter cometido atos ilegais”.

“A NGN oferece um pedido de desculpas completo e inequívoco ao Duque de Sussex pela grave intrusão do The Sun entre 1996 e 2011 em sua vida privada, incluindo incidentes de atividades ilegais realizadas por investigadores particulares que trabalham para o The Sun. A NGN também oferece um pedido de desculpas completo e inequívoco ao Duque de Sussex pela escuta telefônica, vigilância e uso indevido de informações privadas por jornalistas e investigadores particulares contratados por eles no News of the World. “Reconhecemos e pedimos desculpas pela angústia causada ao duque e pelos danos infligidos aos relacionamentos, amizades e família, e concordamos em pagar-lhe uma compensação substancial”, foi a declaração da editora.

Este não é um acordo financeiro, mas sim uma compensação pela perturbação causada ao Príncipe Harry pela intrusão na sua privacidade. Apesar desta vitória histórica, o duque de Sussex não se deslocou a Londres, mas foi representado pelo seu advogado, David Sherborne, que leu na quarta-feira uma declaração em nome do príncipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.