Campanha de Trump usa extradição de brasileiros para arrecadar dinheiro

Imigrantes entram em avião dos EUA para serem deportados

A campanha do Comitê Nacional Trump está usando a prisão de imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos — incluindo brasileiros — para angariar fundos entre a base republicana. O foco está nas operações conduzidas pelo ICE (Immigration and Customs Enforcement), com o objetivo de encontrar e deportar imigrantes. As informações são de Jamil Chade, do UOL.

Em um e-mail direcionado aos apoiadores, a campanha afirma que o ICE “acabou de realizar batidas de deportação em uma única cidade — Boston — e aqui está o que eles encontraram”. A mensagem cita diversos casos de imigrantes de diferentes nacionalidades detidos nas operações, dentre eles “migrante ilegal, do Brasil, procurado por assalto à mão armada”.

Outro trecho do e-mail contém a fala de um migrante condenado que teria gritado: “Eu não vou voltar para o Haiti! Está me entendendo? F*** Trump! Biden para sempre, mano!” Logo em seguida, a mensagem traz exemplos de imigrantes da República Dominicana, de El Salvador e da Guatemala, para reforçar a crítica de que tais pessoas seriam “o rosto da catástrofe da fronteira aberta de Biden”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Chip Somodevilla/AP

Ao final do texto, o Comitê Nacional Trump coloca uma pergunta direta: “Agora, eu preciso saber: você apoia a construção do muro e o fechamento da fronteira?” Em seguida, os apoiadores podem clicar em um link para fazer sua doação, associando a contribuição à defesa de políticas de imigração mais rígidas.

A campanha destaca que as doações visam fortalecer a luta contra as “cidades santuário” e ampliar medidas de segurança na fronteira. “Essa luta ainda não acabou, mas não posso fazê-la sem você”, diz a mensagem, em uma tentativa de mobilizar a base republicana a doar dinheiro com urgência.

Segundo o site Open Secrets, especializado em monitorar contribuições eleitorais, o Comitê Nacional Trump arrecadou US$ 461 milhões em 2024. As contribuições vêm sendo usadas na disputa presidencial, reforçando o discurso anti-imigração como ponto crucial na estratégia de convencimento do eleitorado republicano.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.