Celac convoca reunião emergencial para discutir deportação de imigrantes dos EUA

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, atual presidente da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), convocou uma reunião de emergência no último domingo (26) em meio à crise envolvendo a deportação de imigrantes dos Estados Unidos sob o novo governo de Donald Trump. O encontro está previsto para ocorrer na quinta-feira (30).

Além da imigração, os líderes tratarão de temas como meio ambiente e unidade latino-americana e caribenha. O comunicado não faz referência a Trump, e à disputa deflagrada com a Colômbia sobre voos que trazem deportados de volta aos países de origem.

No Brasil, as autoridades exigiram que os agentes norte-americanos retirassem as algemas de um grupo de deportados que foram transportados de avião ao Brasil na sexta-feira, com o ministro da Justiça e Segurança Pública chamando a prática de “flagrante desrespeito” aos direitos de seus concidadãos.

Na sexta-feira (24), 88 cidadãos do Brasil chegaram a Manaus (AM) acorrentados e algemados. Eles relataram maus-tratos durante o voo de deportação e disseram que problemas técnicos afetaram a segunda do voo.

A Colômbia chegou a se recusar a receber voos fretados pelo governo americano com cidadãos deportados, provocando dura medida do presidente dos EUA, Donald Trump, que anunciou uma tarifa emergencial de 25% sobre todos produtos colombianos. O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse que também irá taxar em 25% os produtos importados dos norte-americanos.

“Acabo de ser informado que dois voos de repatriação provenientes dos Estados Unidos, com um grande número de criminosos ilegais não foram autorizados a aterrissar na Colômbia”, disse Trump em sua rede social Truth Social. “A recusa destes voos por parte de Petro colocou em risco a segurança nacional e a segurança pública dos Estados Unidos.”

O impasse foi resolvido ainda no domingo, após a Colômbia aceitar os termos dos EUA, disse a Casa Branca. Segundo o governo colombiano, o acordo envolveu também a garantia de que os cidadãos do país seriam tratados com dignidade.

De acordo com apuração da GloboNews, o Palácio do Planalto deve definir entre hoje (27) e a amanhã (28) se o presidente Lula irá participar. Segundo a Secretaria de Comunicação Social, o presidente e o chanceler Mauro Vieira se reunirão nesta segunda, às 10h30.

(Com Estadão Conteúdo)

The post Celac convoca reunião emergencial para discutir deportação de imigrantes dos EUA appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.