VÍDEOS: Berlim reúne mais de 100 mil em manifestação histórica contra o nazi-fascismo

Manifestação em Berlim contra a extrema-direita: luzes formam a frase “Hope and Resistance” (“Esperança e Resistência”). Foto: Reuters

Na noite do último sábado (25), as ruas de Berlim foram palco de uma manifestação histórica que reuniu milhares de pessoas contra o nazi-fascismo e o avanço da extrema-direita na Alemanha e no mundo.

Organizado por grupos como “Campact”, “Fridays for Future” e “Pais contra a direita”, além de partidos progressistas, o ato, chamado “Mar de Luzes contra a mudança para a direita”, contou com mais de 100 mil participantes, segundo os organizadores, no icônico Portão de Brandemburgo.

Os manifestantes exibiram faixas, cartazes e velas, clamando por um “cordão sanitário” democrático contra o AfD (Alternativa para a Alemanha), partido de extrema-direita que ocupa a segunda posição nas pesquisas para as eleições gerais de fevereiro.

A preocupação foi intensificada após Friedrich Merz, candidato da aliança conservadora CDU/CSU, líder nas pesquisas, sugerir pela primeira vez uma possível colaboração com o AfD em propostas anti-imigração, uma das principais pautas do partido, que possui laços com grupos neonazistas.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 24 de janeiro, a aliança CDU/CSU lidera a corrida eleitoral com 30% das intenções de voto, seguida pelo AfD, com 20%. O SPD (Partido Social-Democrata), liderado pelo atual chanceler Olaf Scholz, aparece em terceiro lugar, com 17%.

Christoph Bautz, diretor da Campact, criticou duramente a postura de Merz e enfatizou a relevância do protesto. “Com as nossas luzes de esperança, nos levantamos contra a mudança para a direita – em todo o mundo, mas especialmente aqui”, declarou Bautz.

“Muitas pessoas ficam chocadas com o fato de Friedrich Merz querer abrir um grande buraco no cordão sanitário contra o AfD quando procura especificamente uma maioria comum com os extremistas de direita na próxima semana. Há duas semanas, ele descartou esta possibilidade – não se pode confiar nele para defender a nossa democracia. Hoje há mais uma vez uma grande onda de protestos do meio da sociedade para impedir a mudança para a direita.”

A manifestação ocorreu enquanto o AfD promovia um evento para marcar o início de sua campanha eleitoral em Halle, no leste do país, o qual contou com a presença inesperada do bilionário Elon Musk.

O empresário, fez um gesto nazista durante a posse de Donald Trump nos Estados Unidos, expressou apoio público à líder do AfD, Alice Weidel. Musk declarou que o partido é “a melhor esperança” para o futuro da Alemanha e defendeu um discurso anti-multiculturalista, encorajando os alemães a se orgulharem de sua “cultura”.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.