Resultado do Sisu causa revolta e candidatos desabafam nas redes sociais

Na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Inicialmente previsto para ser divulgado no dia 26 de janeiro, os resultados foram liberados somente nas primeiras horas desta manhã, provocando uma onda de críticas nas redes sociais. Ao todo, foram ofertadas 261.779 vagas para mais de 6 mil cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Leia também:

  • Resultado do Sisu já está disponível
  • Com menino puxado por galeria, sobe para 3 número de mortos em decorrência das chuvas desde sexta na Grande SP
  • Nunes relativiza papel da prefeitura de São Paulo nos danos da chuva de sexta: “Até que o resultado não foi tão negativo”

Nas redes sociais sentimento de revolta pelo atraso na divulgação dos resultados foi substituído por críticas quanto ao formato da divulgação dos resultados e a rotatividade da classificação dos candidatos na última hora. Entre diversos comentários feitos no X, antigo Twitter, candidatos reclamaram de problemas para acessar o sistema de consulta e criticaram a lista disponibilizada por meio de uma planilha.

Uma das principais críticas é referente a ausência de informações sobre a classificação geral, o que dificultaria a escolha por uma lista de espera. Nos anos anteriores os estudantes conseguiam verificar informações sobre aprovação e classificação ao consultar o resultado. Desta forma, era possível saber qual a posição ocupada na lista de espera entre os cursos pretendidos.

No entanto, em meio a críticas, um internauta pareceu ter desvendado o mistério por trás da planilha e conseguiu localizar uma coluna contendo a classificação dos candidatos.

Aprovados celebram conquista

Em meio às críticas, diversos candidatos comemoraram a aprovação por meio do Sisu 2025. Nas redes sociais, muitos compartilharam imagens da tela confirmando a convocação para matrícula na primeira chamada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.