Influenciadora compartilha desafios do uso da bolsa de colostomia, adotada também por Preta Gil, e fala sobre crise na autoestima

A cantora Preta Gil usou as redes sociais neste final de semana para dar notícias sobre seu estado de saúde. A famosa, que passou por uma longa cirurgia em dezembro, segue internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e contou que o processo de reabilitação tem sido difícil.

Diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023, a empresária descobriu a doença através de exames de rotina e sintomas como constipação intestinal e fezes com sangue e muco.

Segundo Preta, ela agora está com uma bolsa de colostomia definitiva. Veja relato compartilhado no Instagram:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Preta Gil (@pretagil)

Qual é a diferença entre colostomia e ileostomia, como a de Preta Gil?

De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 400 mil pessoas ostomizadas no Brasil.

A ostomia é um procedimento cirúrgico que cria um caminho alternativo para a saída de fezes, urina, ou para ajudar na alimentação e respiração. A abertura criada pela cirurgia é chamada de estoma.

Assim como a colostomia, a ileostomia é um tipo de ostomia. No caso desses dois procedimentos, feitos na região do abdome, a diferença está no local em que as cirurgias são realizadas.

View this post on Instagram

A post shared by Lorena Eltz (@lorenaeltzz)

Influenciadora compartilha desafios do uso da bolsa de colostomia

A influenciadora Lorena Eltz, que conta com mais de 550 mil seguidores no Instagram, é referência nas redes sociais ao quebrar vários tabus sobre pessoas ostomizadas. Inicialmente, a jovem utilizou uma bolsa de colostomia, a mesma usada por Preta Gil, e depois de anos passou a utilizar uma de ileostomia.

No seu perfil, Lorena revelou que teve o diagnóstico da doença de Crohn ainda criança, que é uma doença inflamatória intestinal.

Em uma cirurgia inicial, ela teve parte do intestino retirado, mas não foi informada no momento da necessidade de usar uma bolsa. “Quando eu saí da cirurgia, quem estava comigo? Ela mesma (a bolsa de colostomia)”, contou em uma postagem nas redes sociais.

View this post on Instagram

A post shared by Lorena Eltz (@lorenaeltzz)

“Na minha primeira cirurgia, ela estava de um lado”, onde foi utilizada por quase 2 anos. No entanto, ela precisou passar por um novo procedimento, trocando o local onde a bolsa de colostomia estava.

Em outra postagem, ela também revelou como é a zona da onde está a bolsa:  “Eu tenho uma parte do meu intestino para fora na minha barriga”, contou, sendo por essa zona que ela faz as necessidades fisiológicas.

“É bem complicado no início, principalmente na autoestima… Eu não desejo a ninguém. Eu neguei por muito tempo”, desabafou em uma das suas postagens.

Em 2021, ela fez uma nova cirurgia no intestino, depois de uma crise da doença. “Começou com leves dores abdominais e foi aumentando. Tive que tomar remédios fortes todos os dias”, contou.

Com a retirada do intestino fino, ela passou a utilizar uma bolsa de ileostomia. Agora, a jovem continua compartilhando suas experiências nas redes de forma constante. Neste vídeo ela explica como é a troca de uma bolsa ileostomia. Confira:

View this post on Instagram

A post shared by Lorena Eltz (@lorenaeltzz)

  • LEIA TAMBÉM:
  • Morador de rua é espancado com pedaço de pau enquanto dormia no litoral de São Paulo
  • Metrô vai aumentar muro de contenção contra chuvas; depois de 55 horas e um exército trabalhando, estações reabrem
Adicionar aos favoritos o Link permanente.