Venda generalizada durante queda da Nvidia foi “irracional”, diz Howard Marks

Howard Marks

Howard Marks, o lendário cofundador da Oaktree Capital, afirmou que o impacto da queda dos papéis da Nvidia nas ações de gestoras de ativos e outras empresas nesta segunda-feira (27) demonstra “a irracionalidade dos mercados”.

Durante uma conferência em Miami, EUA, Marks disse nesta terça-feira (28) que a queda não deveria ter impactado outros ativos que não estavam diretamente relacionados ao desempenho da fabricante de chips.

A venda massiva das ações da Nvidia, que resultou em uma perda de quase US$ 600 bilhões em valor de mercado, foi impulsionada por avanços da empresa chinesa DeepSeek no campo da inteligência artificial.

Leia mais: Ray Dalio alerta para “bolha” de IA, apontando semelhança com crise das pontocom

O cofundador da Oaktree afirmou que, se os investidores fossem puramente racionais, não haveria justificativa para que a notícia afetasse negativamente gestoras como Brookfield, Apollo Global, KKR e Blackstone. “A psicologia e a irracionalidade dos mercados são evidentes no curto prazo”, disse Marks.

Leia mais: Nvidia perde US$ 598 bi em valor, maior queda para uma única ação na história

Marks observou que esse tipo de comportamento é típico de bolhas de mercado, onde a avareza e a tolerância ao risco prevalecem sobre o medo de perder dinheiro. “Bolsas vão para onde vão porque o medo de perder a oportunidade supera o medo de perder dinheiro”, disse o megainvestidor.

As análises de Marks são amplamente respeitadas em Wall Street, especialmente por meio de seus memorandos aos clientes, que frequentemente atraem a atenção do mercado. Em um de seus “memos” mais célebres, intitulado “bubble.com”, ele alertou sobre a supervalorização das ações de tecnologia no início dos anos 2000.

Leia mais: Howard Marks: a trajetória do fundador da Oaktree | InfoMoney

Marks também falou sobre o governo de Donald Trump e as incertezas que cercam suas políticas. O megainvestidor alertou que as diretrizes propostas parecem estar em conflito e que a previsibilidade das ações é questionável. “Não sei se os membros da administração podem prever o que farão daqui a um ano”, disse.

The post Venda generalizada durante queda da Nvidia foi “irracional”, diz Howard Marks appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.