Racismo, homofobia e misoginia: Colégio Santa Cruz suspende 34 alunos por bullying

Fachada do colégio Santa Cruz, em Alto de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Foto: Alberto Rocha/Folhapress

O Colégio Santa Cruz, em São Paulo, suspendeu 34 alunos acusados de terem feito bullying e ameaças contra outros estudantes em grupos no WhatsApp.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, estudantes do terceiro e segundo ano do Ensino Médio praticavam uma espécie de “trote” contra adolescentes do primeiro ano, que entraram no colégio neste ano.

O Santa Cruz é um dos colégios de elite mais tradicionais de São Paulo. O valor da mensalidade para alunos do Ensino Médio é de R$ 7.315.

Em um dos grupos, composto apenas por meninos, eles pediam que os mais novos executassem “tarefas” ou faziam ameaças, inclusive de estupro. Algumas mensagens continham manifestações racistas, homofóbicas e misóginas.

Os adolescentes também pressionavam os mais novos a consumir álcool ou mandar vídeos de cueca. Além disso, exigiam que dissessem quem era o “alvo deles”, referindo-se às meninas, e qual posição sexual mais gostavam.

Em nota, a instituição afirmou “repudiar qualquer forma de violência” e lamentou “profundamente que tais atos tenham ocorrido entre estudantes da escola”.

A direção do colégio informou ter aberto uma apuração. “Prontamente, iniciamos a apuração dos fatos e estamos tomando as medidas educacionais cabíveis e comunicando-as aos alunos e às famílias envolvidas”, declarou.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.