Chanceler diz que Brasil negocia rota direta para deportados dos EUA

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou em entrevista ao jornal O Globo que o governo está negociando uma rota direta para os brasileiros deportados dos EUA.

A ideia é utilizar aviões que possam voar diretamente dos EUA para Belo Horizonte, sem a necessidade de escalas no Panamá ou em Manaus.

“Temos interesse em trazer os brasileiros de volta o mais rápido possível, e eles também têm interesse em enviar as pessoas”, disse o chanceler.

Leia mais:
Brasileiros deportados dos EUA ganharão posto de acolhimento em MG, anuncia governo
Brasil anuncia acordo com EUA para trocar informações sobre deportados

A declaração de Vieira ocorre uma semana após um grupo de brasileiros desembarcar algemado e acorrentado no Amazonas devido a um problema no avião.

O episódio gerou um impasse diplomático, com críticas do governo brasileiro e uma convocação do representante diplomático dos EUA no Brasil para dar explicações sobre o incidente.

“A preocupação do governo Lula é que isso seja resolvido rapidamente e que eles voltem o mais rápido possível, especialmente aqueles que querem [voltar ao Brasil], que aceitam, que é a grande maioria”, disse o chanceler ao Globo.

Leia mais:
Deportações de brasileiros dos EUA cresceram depois de acordo de 2018
Voo militar de deportação dos EUA pode custar mais do que pagar primeira classe

Vieira afirmou que não pretende tratar do assunto com Marco Rubio, sua contraparte no governo dos EUA.

“É um tema muito técnico, muito específico, que está sendo tratado do lado do Brasil em coordenação com todas as agências e órgãos do governo envolvidos. E do lado americano, a comunicação também está muito fluida, muito direta”, afirmou.

The post Chanceler diz que Brasil negocia rota direta para deportados dos EUA appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.