VÍDEO: Canadá responde ameaça dos EUA sobre tarifa e chama Trump de “criminoso”

Montagem de duas fotos do deputado canandense Charlie Angus e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O deputado canandense Charlie Angus e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – Reprodução

Nesta sexta-feira (31), o deputado canandense Charlie Angus respondeu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou que começará a cobrar a tarifa de 25% sobre importações do Canadá e do México a partir deste sábado (1º). O republicano foi chamado de “criminoso”.

“Representamos as incríveis regiões do nosso bonito país, e estamos aqui por uma razão: nossa nação — nosso amado Canadá — está sob ameaça. É uma ameaça econômica, mas também uma ameaça aos nossos valores de decência e inclusão”, iniciou.

“É uma ameaça à nossa soberania e ao nosso próprio futuro como nação. A ameaça vem, é claro, do presidente dos Estados Unidos — um criminoso condenado e predador conhecido”.

“Ele está ameaçando tarifas massivas para tentar nos quebrar como povo. Mas a ameaça também está sendo impulsionada pelos algoritmos de ódio de oligarcas como Elon Musk. E há a ameaça de pessoas em nosso próprio país que venderiam nosso direito de nascimento para apaziguar a classe de gângsteres de Mar-a-Lago. Isso não vai acontecer”, prometeu Charlie Angus.

Trump afirmou que sua decisão está relacionada ao fluxo de fentanil e aos déficits comerciais entre os países. Os motivos, segundo o norte-americano, incluem a suposta falta de empenho dos governos canadense e mexicano em conter a entrada de drogas e imigrantes ilegais nos EUA.

“O primeiro é o grande número de pessoas que entraram em nosso país de forma terrível e excessiva. O segundo são as drogas, o fentanil e tudo o mais que entrou no país. O terceiro são os enormes subsídios que estamos dando ao Canadá e ao México na forma de déficits”, declarou o presidente dos EUA.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.