Concorrente de Fernanda Torres ao Oscar desativa conta no X após polêmica

A atriz Karla Sofía Gascón, protagonista do filme “Emília Perez” e primeira transgênero indicada ao Oscar de melhor atriz pela Academia, decidiu desativar na quinta-feira (30) sua conta no X. O motivo foi a forte repercussão negativa que se seguiu à exposição de comentários que ela fez em tweets antigos, com declarações racistas, xenófobas e até antivacina.

 “Não posso mais permitir que esta campanha de ódio e desinformação afete minha família ou a mim”, disse a atriz, em declaração obtida pelo Hollywood Reporter, um dos principais meios de informação da indústria de entretenimento dos Estados Unidos.

“Sou um ser humano que também cometeu, comete e cometerá erros dos quais aprendo. Não sou perfeita”, completou.

Leia também: Fernanda Torres defende Karla Sofía Gascón após ataques: ‘Não vamos alimentar o ódio’

Leia também: Demi, Mikey, Karla e Cynthia: as atrizes que concorrem ao Oscar com Fernanda Torres

Gascón afirmou ainda ter sido “ameaçada de morte, insultada, abusada e assediada até o ponto de exaustão”. “Tenho uma filha maravilhosa para proteger, a quem amo loucamente e que me apoia em tudo.”

Os comentários antigos da atriz falavam de maneira depreciativa sobre o assassinato de George Floyd em 2020 e a subsequente reflexão racial que desembocou na campanha Black Lives Matter, além de condenar a imigração muçulmana na Espanha e pedir a proibição de “religiões que vão contra os valores europeus.”

Ela não negou os posts na rede social, mas lembrou que, como parte da sociedade, expressou seu desacordo ou concordância com todas as questões relacionadas que a tocavam e das quais tinha uma opinião, “muitas vezes errônea, que mudou ao longo da minha própria experiência”.

“Sempre usei minhas redes sociais como um diário, reflexões ou anotações, para depois criar histórias ou personagens, não como algo que seria escrutinado até o último de seus 140 caracteres, já que às vezes eu mesma não tenho consciência de ter escrito algo negativo”, explicou.

“A luz sempre triunfará sobre a escuridão”, é uma frase que a atriz transgênero tem usado nas premiações, mas a publicação americana disse que suas posições incendiárias do passado colocaram sua campanha e a do filme pelo Oscar em desordem, o que fez com que a Netflix, distribuidora do filme, corresse para conter as consequências.

“Perdoem-me porque continuo indo de um lado para o outro e não posso responder a cada coisa que vocês levantam para tentar me afundar”, escreveu. “É claro que há algo muito obscuro por trás disso”.

Essa última declaração repete de maneira mais velada a acusação que Gascón fez em entrevista na revista Vogue, quando sugeriu que a equipe de redes sociais da brasileira Fernanda Torres estaria por trás das críticas.

Nesta sexta-feira, usuários das redes sociais apontaram que a Academia teria deixado de seguir a artista após a série de polêmicas. O Estadão verificou que a conta da Academia segue Fernanda Torres, Cynthia Erivo e Demi Moore, que também concorrem ao prêmio, mas não sabe se Gascón deixou de ser seguida ou quando isso ocorreu.

(Com Estadão Conteúdo)

The post Concorrente de Fernanda Torres ao Oscar desativa conta no X após polêmica appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.