Bolsas da Europa sobem na maioria, após vitória da aliança conservadora na Alemanha

Imagem mostra gráfico do índice de preço das ações alemão DAX na bolsa de valores em Frankfurt, Alemanha, em 8 de julho de 2024. REUTERS/Staff

São Paulo, 24/02/2025 – As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã desta segunda-feira, enquanto investidores digerem os resultados da eleição na Alemanha, com vitória da aliança conservadora, e aguardam dados de inflação da zona do euro.

Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,20%, a 554,97 pontos.

Ontem (23), a coalizão conservadora entre a União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã (CSU) venceu a eleição parlamentar alemã, com 28,5% dos votos. Desta forma, o candidato do CDU, Friedrich Merz, deve assumir como chanceler da Alemanha, no lugar de Olaf Scholz. A Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema direita, ficou em segundo lugar, com 20,8% dos votos, e o Partido Social-Democrata (SPD), de Scholz, veio em seguida, com 16,4% da preferência do eleitorado.

Logo mais, a atenção na Europa vai se voltar para leitura final da inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro referente a janeiro. Na prévia, o CPI anual do bloco mostrou alta de 2,5%, bem acima da meta de inflação do Banco Central Europeu (BCE), de 2%.

Mais cedo, pesquisa mostrou que o índice Ifo de sentimento das empresas alemãs ficou inalterado em fevereiro ante o mês anterior, em 85,2 pontos, contrariando previsão de avanço.

No noticiário corporativo, a ação da Just Eat Takeaway.com disparava quase 53% em Amsterdã, no horário acima, após anúncio de que a holandesa Prosus fechou acordo para a aquisição da companhia de entrega de alimentos, por 4,1 bilhões de euros. Outras empresas do setor foram impulsionadas pela notícia, caso da britânica Deliveroo (+6,6%) e da alemã Delivery Hero (+8,6%).

Às 6h50 (de Brasília), a Bolsa de Frankfurt subia 0,88% e a de Londres avançava 0,31%, enquanto a de Paris caía 0,14%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,22%, 0,54% e 1,32%, respectivamente.

*Com informações da Dow Jones Newswires

The post Bolsas da Europa sobem na maioria, após vitória da aliança conservadora na Alemanha appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.