Um turista britânico de 64 anos luta pela vida depois de sofrer um feroz ataque de tubarão enquanto nadava em uma praia, em Trinidad e Tobago. O horrível incidente, que ocorreu perto da costa na Turtle Beach, no extremo sudoeste da ilha, resultou em várias lesões graves no turista, incluindo a ‘perda de um braço e uma perna’. Também sofreu um corte no estômago, relatou o The Mirror.
A vítima foi identificada como Peter Smith, natural de Berkhamsted, Hertfordshire, e atualmente está em estado grave sendo tratado no Hospital Geral de Scarborough, conforme relatado pelo The Telegraph.
Testemunhas acreditam que um tubarão touro, medindo até dez pés de comprimento e dois pés de largura, se aproximou do Sr. Smith a apenas 10 metros da costa em águas rasas perto do Hotel Starfish, em Courland Bay, por volta das 9h desta sexta-feira de manhã.
Falando com o Tobago Channel 5, a testemunha Stephanie Wright, de West Sussex, disse: “Vimos algumas pessoas na praia, e originalmente pensei que o senhor tinha tido um ataque cardíaco, e pensei que estavam ajudando ele. E então vi alguém correndo com uma toalha, e depois vi uma barbatana dorsal sair da água e pensei: ‘Meu Deus, é um tubarão’. Conforme ele girava, também vi a cauda saindo’”.
As autoridades temporariamente fecharam a Turtle Beach e a Courland Bay, assim como outras seis praias na área, e também proibiram excursões aos recifes e mergulho como precaução.
Num comunicado publicado nas redes sociais, o Secretário-Chefe Farley Augustine, equivalente ao Primeiro-Ministro de Tobago, disse: “Por precaução (para as porções restantes de hoje), vemo-nos obrigados a fechar temporariamente as praias: Plymouth, Courland Bay, Black Rock, Mt. Irvine, Buccoo, Pigeon Point, Store Bay e todas as áreas costeiras intermédias”, escreveu numa publicação no Facebook. “Atualmente, estamos a realizar reconhecimento/vigilância com drones, vigilância da Guarda Costeira e o Departamento de Pesca está a rastrear a área para garantir a segurança”, acrescentou.
Sobre os tubarões touro
Os tubarões touro, que podem ser encontrados tanto em água doce quanto salgada, são conhecidos por serem um dos tipos de tubarões mais agressivos e são responsáveis pela maioria dos incidentes registrados perto das costas.
São uma das três espécies de tubarões, juntamente com o tigre e o grande branco, mais propensas a atacar os humanos.
No entanto, os ataques de tubarões são raros. No ano passado, houve 69 ataques não provocados e 22 mordidas provocadas em todo o mundo, juntamente com 14 mortes, de acordo com o International Shark Attack File sediado na Flórida.