
O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez nesta terça-feira (15) seu primeiro discurso público desde que deixou a Casa Branca, em janeiro. Durante evento em Chicago, ele criticou duramente o governo de Donald Trump, afirmando que a gestão atual provocou “tantos danos e tanta destruição em menos de 100 dias que chega a ser de tirar o fôlego”.
Biden discursou durante a conferência nacional de Advogados, Conselheiros e Representantes de Pessoas com Deficiência. O democrata criticou especialmente as medidas adotadas por Trump relacionadas à Administração da Previdência Social, que fornece benefícios para mais de 70 milhões de americanos.

China enfrenta tarifas de até 245% dos EUA, informa Casa Branca em documento
O documento, porém, não explica como os EUA chegaram ao cálculo da taxa que será aplicada sobre os produtos chineses

Trump diz poder facilitar permissão de imigrantes que trabalham em fazendas e hotéis
A declaração foi dada em entrevista à Fox Notícias (filial do México da Fox News)
“Eles estão atacando a Previdência Social para depois saquear o sistema, oferecendo cortes de impostos a bilionários e grandes corporações”, afirmou Biden. Segundo ele, as ações do atual governo representam uma grave ameaça aos benefícios sociais essenciais para a população.
A fala ocorre em meio a intensas críticas dos democratas à gestão Trump em relação à Previdência Social, tema que promete ser central nas eleições legislativas de meio de mandato em 2026. Trump reagiu ao discurso usando o apelido provocativo “Crooked Joe” (“Joe Vigarista”) para se referir ao antecessor.
A Casa Branca, por meio da secretária de imprensa Karoline Leavitt, ironizou a idade e condição física de Biden: “Estou surpresa por ele falar à noite, achei que seu horário de dormir fosse muito antes disso”. Ela também anunciou um novo memorando presidencial assinado por Trump, destinado a ampliar ações contra fraudes nos benefícios sociais.
As mudanças da Administração Trump têm causado problemas operacionais na Previdência Social, como falhas no sistema e redução de funcionários. Beneficiários relatam longas esperas e dificuldades no acesso aos serviços.
Biden alertou para o crescimento da polarização no país, dizendo nunca ter visto divisões tão profundas em sua carreira política. “Cerca de 30% do país não tem coração”, declarou, gerando críticas imediatas entre republicanos e apoiadores de Trump.
Apesar das críticas, Biden não deve retornar regularmente aos holofotes. Após deixar a presidência com baixa aprovação popular, ele tem adotado um perfil discreto, mantendo residência em Delaware, após o governo Trump revogar suas autorizações de segurança.
The post Biden quebra silêncio e ataca Trump por causar “dano e destruição” aos EUA appeared first on InfoMoney.