
O Ibovespa Futuro opera com leve alta nos primeiro negócios desta quinta-feira (24), com atenções voltadas para comentários de diretores do Banco Central e uma série de balanços corporativos, incluindo da mineradora Vale (VALE3), enquanto os mercados globais seguem de olho em notícias sobre as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Às 09h08 (horário de Brasília), o Ibovespa Futuro com vencimento em junho subia 0,22%, a 135.295 pontos.
Pela manhã, os diretores do BC Renato Gomes, de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, e Gilneu Vivan, de Regulação, apresentarão, em entrevista coletiva, a lista de prioridade regulatórias do autarquia para 2025 e 2026, às 10h. Mais tarde, será a vez dos diretores Diogo Guillen, de Política Econômica, e Paulo Picchetti, de Assuntos Internacionais, participarem de eventos separados em Washington, às margens das reuniões de primavera do Banco Mundial e do FMI.
Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte
Na agenda de balanços, investidores repercutem os resultados de Usiminas (USIM5) antes da abertura dos mercados, além de Vale e Multiplan (MULT3), ambas após o fechamento do pregão.
Já no exterior, os agentes financeiros seguem atentos aos planos tarifários de Trump, em meio a suas sinalizações contraditórias. O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, afirmou que Donald Trump não se ofereceu para remover as tarifas sobre a Chinaunilateralmente e que um reequilíbrio comercial completo pode levar de dois a três anos. Enquanto isso, a China disse nesta madrugada que Washington deve revogar todas as tarifas se quiserem resolver os problemas entre os dois países, reestabelecendo a dúvida entre os investidores.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro operava com baixa de 0,54%, S&P500 tinha desvalorização 0,28% e Nasdaq Futuro caía 0,21%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista operava em baixa de 0,52%, aos R$ 5,688 na compra e R$ 5,689 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,42%, aos 5.686 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com desempenho misto nesta quinta-feira, acompanhando os ganhos de Wall Street. O otimismo dos investidores foi impulsionado por sinais de um possível avanço nas negociações comerciais entre EUA e China.
Os preços do petróleo sobem, após caírem quase 2% na sessão anterior, com os investidores avaliando um possível aumento na produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) em relação aos sinais tarifários conflitantes da Casa Branca e às negociações nucleares em andamento entre os EUA e o Irã.
As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho, interrompendo uma recuperação de três dias com perspectiva de oferta mais forte.
The post Ibovespa Futuro sobe com atenção a diretores do BC e balanços; tarifas seguem em foco appeared first on InfoMoney.