
A confiança dos consumidores brasileiros subiu pelo segundo mês consecutivo em abril, impulsionada pelo avanço no indicador de expectativas para os próximos meses, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta quinta-feira.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês alta de 0,5 ponto, para 84,8 pontos.
“A segunda alta da confiança do consumidor recupera apenas 11% das perdas incorridas nos três meses anteriores, entre dezembro de 2024 e fevereiro deste ano”, disse Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, em nota.
“O resultado de abril é impulsionado pela melhora das expectativas futuras, principalmente, sobre a situação econômica local”, completou.
Os dados mostraram que o Índice de Expectativas (IE) teve variação positiva de 0,7 ponto, para 88,1 pontos em abril.
Já o Índice da Situação Atual (ISA) avançou apenas 0,1 ponto, para 81,1 pontos em abril.
Entre os quesitos que avaliam perspectivas futuras, tiveram alta os indicadores de situação econômica local futura e de situação financeira futura da família, com ganhos de 2,7 e 1,1 pontos, respectivamente, para 102,0 e 85,8 pontos.
Dos dois quesitos que avaliam o momento atual, por outro lado, apenas um apresentou avanço no mês: a situação econômica local atual, com alta de 0,7 ponto, para 91,9 pontos.
“Mesmo com as melhoras pontuais, a confiança do consumidor continua refletindo um forte pessimismo disseminado. Esse sentimento é especialmente evidente entre as famílias de renda mais baixa, cuja confiança recuou pelo quinto mês consecutivo”, apontou Gouveia.
Segundo a FGV, a melhora na confiança em abril se deu somente entre consumidores na faixa de renda entre R$2.100,01 e R$9.600,00, com queda no sentimento dos consumidores com rendas acima ou abaixo desse intervalo.
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