O senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal, deve apresentar em maio um projeto de lei alternativo ao PL da Anistia, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.
Segundo apuração da CNN, o texto vem sendo elaborado em conjunto com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e busca dar um novo tratamento jurídico às punições relacionadas aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A apresentação do projeto diretamente por Alcolumbre daria maior peso político à iniciativa.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O objetivo central é adequar a legislação para permitir a individualização das penas aplicadas, distinguindo a gravidade dos atos praticados pelos envolvidos. A proposta também visa alterar pontos da Lei do Estado Democrático de Direito e dispositivos do Código Penal.
A avaliação no Congresso é que os crimes cometidos naquela data não podem ficar impunes, mas que a punição deve ser proporcional. A nova legislação poderia retroagir apenas para beneficiar réus condenados por crimes menos graves.
O projeto, caso aprovado, esvaziaria o atual PL da Anistia, defendido por parlamentares bolsonaristas, mas que enfrenta resistências na cúpula do Congresso, no governo e no Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, a alternativa buscaria evitar desgastes institucionais entre os Três Poderes, uma das principais preocupações de Alcolumbre e Hugo Motta.
Leia também | Mercado reduz previsão de inflação para 5,55% em 2025 e projeta alta da Selic
The post Política: Alcolumbre prepara projeto para esvaziar PL da Anistia e propor punições proporcionais Presidente do Senado articula nova legislação para individualizar penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 first appeared on Portal Terra da Luz.