Uma mãe abordou a viatura da GCM prefixo 162 com os GCM´s Sub Inspetor Carvalho e Sub Inspetor Vieira pela Rua Almirante Tamandaré no bairro Cidade Nova II e pediu ajuda aos guarda civis que conseguiram salvar o seu filho recém nascido de apenas 13 dias que estava engasgado. Os agentes realizou a conhecida manobra de Heimlich e o bebê reagiu e voltou a chorar e a respirar.
Contou o Sub-Inspetor Carvalho, que participou do salvamento, a criança estava sem sinais vitais, com mãos e pés roxos e ausência de batimentos cardíacos no momento em que foi iniciada a manobra de desengasgo. Em poucos segundos o recém nascido voltou a respirar.
Com sucesso na manobra de desengasgo, os guardas entraram na viatura com a mãe e o bebê, e conduziram até o Pronto Socorro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) com urgência. Durante o trajeto a viatura com sinais sonoros e luminosos pediam passagem para chegar o mais rápido possível ao hospital. O atendimento foi concluído pela medica pediatra que estava de plantão na unidade hospitalar. A profissional após uma avaliação mais detalhadas pediu alguns exames, e a criança permaneceu em observação.
Por Reginaldo Rodrigues