“Série Pequeno Concerto Brasileiro” contempla oito obras para formações de câmara
O violonista e compositor Ney Souza lança neste mês seu primeiro livro de arranjos: “Série Pequeno Concerto Brasileiro”. A obra contempla oito músicas populares de compositores catarinenses, que foram arranjadas pelo autor para formações de câmara, como quarteto de cordas, quarteto de madeiras (flauta, clarinetes e clarone), quarteto de metais, coral feminino, trio de sopros, entre outras. O livro será disponibilizado de forma digital e gratuita no dia 27 de dezembro (sexta-feira) no site www.neysouza.com.
A iniciativa busca unir os universos clássico e popular e contribuir para a construção de repertório que poderá ser inserido em pequenas ou grandes formações de câmara, bandas filarmônicas e orquestras. Nascido em Florianópolis e criado em Itajaí, Ney Souza traz para o seu “Pequeno Concerto Brasileiro” músicas dos compositores catarinenses Ana Paula da Silva, Elieser de Jesus, Fernando das Neves, Cláudio Moraes, Natália Livramento e Carlinhos Ribeiro, além de composições próprias e em parceria com o músico Gandhi Martinez, natural de São Paulo e radicado em Santa Catarina.
“Esse livro representa a primeira aventura de um jovem arranjador que, olhando para suas referências, decidiu expressar-se em uma série de arranjos um concerto de choros, maxixes, frevos e canções. Não haveria escolha mais autêntica que arranjar músicas de compositores catarinenses que, no fundo, são inspiradores amigos cuja obra me é familiar e configuram uma seleção de repertório coerente em rítmica, estética e experimentação como arranjador”, explica o autor.
Para ele, é fundamental que o livro encontre os instrumentistas para sua interpretação. “Toquem! Experimentem! E tenham a liberdade de se apropriar do repertório desses compositores, que tem tanto a ensinar sobre o Brasil dentro da sua musicalidade”, reforça Ney Souza.
O projeto de experimentação artística “Série Pequeno Concerto Brasileiro” é realizado com apoio da Fundação Cultural Catarinense, através da Lei Paulo Gustavo D+ Áreas.
Sobre Ney Souza:
Ney Souza, 27 anos, é violonista, arranjador e compositor catarinense. Há 15 anos atua dentro do universo da música instrumental brasileira, no qual se apresentou por diversas regiões do Brasil e do mundo como músico acompanhador e solista. Atua como diretor musical em projetos autorais em Santa Catarina, colabora com artistas de renome e se apresenta ao lado de grandes instrumentistas. Entre eles: Yamandú Costa, Iara Ferreira, Arismar do Espírito Santo, Maurício Carrilho e Alessandro Penezzi.
Em 2024 lança seu projeto “Aconcagua”, ao lado da cantora peruana Nicole Ruju, com um repertório que celebra a riqueza da música latino-americana e está disponível em todas as plataformas digitais. Ney também apresenta “Itajahy”, seu álbum de violão solo de estreia, que combina composições autorais com uma experiência visual única, retratando a cidade de Itajaí. O músico ainda se dedica à educação musical através de projetos pedagógicos. Ele é o criador da “Oficina de Choro: Patrimônio Cultural”, que explora a rica história do choro, seus compositores e a apreciação musical.
Repertório do livro:
1. Raíz Forte (Ana Paula da Silva) – Quarteto de Cordas
2. Sofia (Elieser de Jesus) – Quarteto de Cordas
3. Retrato da Saudade (Ney Souza) – Quarteto de Madeiras
4. Nano Baga (Cláudio Moraes) – Quarteto de Metais
5. Terra à Vista (Fernando das Neves) – Quarteto de Metais
6. Sagrado Viver (Carlinhos Ribeiro) – Coral Feminino
7. Prosa (Natália Livramento) – Regional de Choro + Trio de Sopros
8. Uma Noite em Itajaí (Ney Souza e Gandhi Martinez) – Regional de Choro + Trio de Sopros
Ficha técnica
Direção Artística e Arranjos: Ney Souza
Capa e Ilustrações: Paula Oliveira
Consultoria em Arranjo: Caetano Brasil e Cristiane Muller
Consultoria em Diagramação de Partituras: Thales Nunes
Revisão: Ricardo Pauletti
Projeto Gráfico: Gabriel Maciel
Fotos: Gabriel Félix
Assessoria de Imprensa: Maikeli Alves
O post Ney Souza lança livro de arranjos dedicado à música catarinense apareceu primeiro em Deolhonailha.