Simple Organic: a empresa que quase quebrou por causa do próprio sucesso

Patrícia Lima, fundadora da Simple Organic, em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo

Um sucesso instantâneo é a grande meta de quase todos os empreendedores. Mas foi justamente isso que quase acabou a Simple Organic no seu lançamento. Depois de trabalhar durante anos envolvida com o mundo da moda, a jornalista e publicitária Patrícia Lima, usou sua rede de contatos para fazer o lançamento da marca de “beleza limpa” (ou clean beauty, em inglês). Os produtos – que são feitos levando em conta uma redução nos resíduos, entre outros parâmetros – foram lançados no desfile do designer de moda Alexandre Herchcovitch, na edição de 2017 do São Paulo Fashion Week. 

“Foi um sucesso tão grande de mídia que todo o estoque de produto programado para 6 meses foi esgotado em 45 dias”, contou Patrícia, em entrevista ao Do Zero ao Topo, o videocast que conta as histórias de homens e mulheres de sucesso. 

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O planejamento pode ter dado muito errado mas o sucesso mostrou que havia interesse no mercado e espaço para crescer. “Até hoje, nosso desafio é cuidar do estoque, porque as vendas sempre superam as projeções”, afirma. 

16 propostas

Com o sucesso do negócio, propostas de investimento e compra começaram a aparecer. A empreendedora recebeu 16 propostas em cerca de três anos e estava quase fechando com um fundo de investimentos até ser procurada por uma outra companhia. “Nessas 16 propostas anteriores, eu só tinha falado com executivos homens, com olhar voltado para DRE. Quando abrimos as câmeras para a conversa, vi uma mulher amamentando e me senti ‘em casa’. Pensei: aqui é o meu caminho”.  

Assim, a Simple Organic foi comprada pela Hypera Pharma (HYPE3) que, no 3º trimestre de 2024, reportou um lucro líquido de R$ 370 milhões. A Hypera não divulga os resultados específicos das unidades de negócios, mas Patrícia, que permaneceu como CEO após a venda da maior parte, fala em cerca de 140 colaboradores, uma distribuição que conta com mais de 30 lojas físicas e franquias, e-commerce, marketplaces e 2 mil pontos na rede farma com um portfólio de mais de 110 produtos entre cosméticos, maquiagem e suplementos. 

A novidade mais recente foi uma mudança na organização. A empresa passa a se chamar The Simple Company  e uma nova marca, a People Colour foi lançada. “Essa mudança reflete o crescimento e amadurecimento da Simple Organic e marca o início de uma nova trajetória da empresa. A integração na The Simple Company permite ampliar ainda mais a atuação das marcas dentro desse guarda-chuva”, diz o comunicado à imprensa. 

Para saber mais detalhes da história da empresa e conhecer sua estratégia para o futuro, veja o episódio completo no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Castbox e Amazon Music.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como José Roberto Nogueira, fundador da Brisanet; Fernando Simões, do Grupo Simpar;  Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio DinizPaulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi;  José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.

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