“Entrei em pânico”: dois aviões com mais de 300 passageiros quase colidem no ar e o vídeo chocante viraliza

Um voo da Delta Airlines e um voo da United Airlines quase causaram um grande acidente perto do Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor no fim de semana passado.

Dois aviões quase colidem em pleno voo

A Federal Aviation Administration (FAA), que está investigando a situação, revelou à PEOPLE em comunicado que o quase acidente ocorreu no dia 11 de janeiro, por volta das 11h, quando o voo 1070 da Delta Air Lines e o voo 1724 da United Airlines sofreram “uma perda da separação necessária.”

As tripulações de ambas as aeronaves receberam “alertas” a bordo “de que a outra aeronave estava próxima” e o controle de tráfego aéreo do aeroporto “emitiu instruções corretivas para ambas as tripulações de voo”, detalha o comunicado da FAA. Ambos os aviões conseguiram pousar sem maiores problemas, disse a organização.

A Administração Federal de Aviação lançou uma investigação

Toda a situação levou a FAA a iniciar uma investigação para determinar como dois aviões de passageiros ficaram tão próximos um do outro.

O voo da Delta Airlines foi um Airbus A330-300, que veio de Detroit, enquanto o voo da United Airlines foi um Boeing 737-900, que veio de São Francisco, segundo o meio de comunicação local KPNX. Os voos tiveram 245 e 123 passageiros, respectivamente. Além disso, a tripulação era composta por seis membros no total.

A United Airlines comentou em comunicado à People que enquanto se preparava para pousar em Phoenix, a aeronave recebeu “um aviso automático da cabine para mudar sua altitude”, levando os pilotos a agir imediatamente e pousar o avião “com segurança”.

Por sua vez, a Delta acrescentou que: “Como nada é mais importante do que a segurança, as tripulações de voo da Delta são amplamente treinadas para lidar com cenários raros como este e seguiram o aviso de resolução conforme as instruções”.

Vale ressaltar que o momento foi captado por Justin Giddens, que disse à KTVK: “Eu estava observando ele virar e de repente vi outro avião vindo para a esquerda e parecia que eles estavam em uma rota de cruzamento”.

“Entrei em pânico imediatamente. Eu sei como os aviões deveriam estar no padrão de aproximação ao Sky Harbor. “O avião grande e o pequeno fazem parecer que estavam muito mais distantes, [mas] estavam muito, muito próximos”, disse ele.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.