China está construindo centro de comando militar dez vezes maior que o Pentágono

O líder chinês, Xi Jinping: China constrói centro de comando militar em Pequim maior do que o Pentágono. Foto: Reprodução

O Exército da China está construindo um gigantesco complexo militar a oeste de Pequim, que, segundo a inteligência dos Estados Unidos, poderá se tornar um centro de comando de guerra pelo menos dez vezes maior que o Pentágono.

Imagens de satélite analisadas pelo Financial Times e pela inteligência dos EUA revelam um canteiro de obras de cerca de 6 km², localizado a 30 km de Pequim. O local apresenta escavações profundas, que especialistas acreditam ser bunkers fortificados para abrigar a liderança militar chinesa em situações de guerra, incluindo um eventual conflito nuclear.

Fontes americanas afirmam que o complexo pode se tornar o maior centro de comando militar já construído. As obras principais começaram em meados de 2024 e, nos bastidores, analistas de inteligência se referem ao local como a “cidade militar de Pequim”.

A construção ocorre em meio a um período de fortalecimento das forças chinesas. O Exército de Libertação Popular (ELP) tem acelerado o desenvolvimento de novas armas e estratégias, mirando seu centenário em 2027. Xi Jinping já ordenou que as forças militares ampliem sua capacidade de ataque a Taiwan.

Além disso, a China investe na expansão de seu arsenal nuclear e busca uma melhor integração entre os ramos das Forças Armadas, algo que especialistas apontam como um dos pontos fracos do ELP em relação aos militares dos EUA.

“Se confirmado, este novo bunker de comando subterrâneo avançado para a liderança militar sinaliza a intenção de Pequim de construir não apenas uma força convencional de classe mundial, mas também uma capacidade avançada de combate nuclear”, afirmou Dennis Wilder, ex-chefe de análise sobre a China para a CIA.

A embaixada chinesa em Washington afirmou não ter conhecimento dos detalhes, mas reforçou que a China continua “comprometida com o caminho do desenvolvimento pacífico e uma política de defesa de natureza defensiva”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.