Bill Gates prevê o que poderia ser uma nova epidemia

O fundador da Microsoft, Bill Gates, mais uma vez colocou sobre a mesa suas preocupações sobre a possibilidade de uma nova pandemia global nos próximos anos. Em entrevista ao The Wall Street Journal por ocasião da apresentação do seu próximo livro “Código Fonte”, Gates afirmou que o risco de sofrer uma nova epidemia nos próximos quatro anos é elevado, e que a recente pandemia de COVID-19 não serviu para nos preparar melhor para enfrentá-lo.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Esta não é a primeira vez que Bill Gates dá a conhecer a sua preocupação com a falta de preparação para uma nova pandemia. Como se fosse uma previsão, em 2015 e durante uma conferência TED, alertou sobre o risco real de que uma pandemia global atinja a humanidade, e que a falta de preparação para isso custará milhões de vidas. Infelizmente, ele estava certo em sua previsão para 2020.

Segundo o fundador da Microsoft, o risco de uma nova pandemia é algo que o mantém acordado à noite porque a humanidade não adotou as ferramentas necessárias para enfrentá-la. Na verdade, um modelo de risco Airfinity apresentado em meados de 2023 mostra uma probabilidade de 27,5% de outra pandemia da magnitude de 2020 nos próximos dez anos.

Segundo Bill Gates, a pandemia da COVID-19 foi uma excelente oportunidade para partilhar ferramentas e estratégias para enfrentar e prevenir a doença, reduzindo as hipóteses da sua recorrência no futuro. Por outro lado, o milionário acredita que não aprendemos nada com a experiência de 2020. “Em vez de haver consenso sobre quais as ferramentas que faltam, as pessoas continuam a repetir os vários erros que foram cometidos. “Eu não diria que fizemos tanto progresso quanto esperávamos depois de trilhões de dólares e milhões de vidas terem sido perdidas”, lamentou Gates.

Embora o milionário concorde com o novo presidente sobre a conveniência de reduzir a dívida, tem mais dúvidas sobre o impacto do corte do financiamento para projetos de investigação para doenças mortais como o VIH ou o desenvolvimento de novas vacinas. “Obviamente acredito nos medicamentos para o VIH, onde os Estados Unidos mantêm vivas dezenas de milhões de pessoas. Se você eliminá-los, eles morrerão antes que a cura esteja a caminho”, explicou Bill Gates durante sua entrevista.

Bill Gates levantou mais uma vez a voz para alertar sobre o risco de uma nova pandemia nos próximos anos. O fundador da Microsoft apelou aos governos e à sociedade em geral para que tomem medidas para melhorar a preparação para futuras pandemias e para investirem mais na investigação e desenvolvimento de ferramentas e estratégias de combate às doenças infecciosas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.