Ceron diz que decisão da Petrobras não afeta projeção de dividendos da União

Rogério Ceron

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira, afirmou no Stock Pickers desta sexta-feira (8) que a decisão da Petrobras (PETR3; PETR4)  de não pagar dividendos extraordinários não afeta as previsões da União.

O anúncio da estatal, após a divulgação do balanço do quarto trimestre, fez com que as ações despencassem até 10%, fazendo com que a empresa perdesse R$ 52 bilhões de valor de mercado em apenas um dia.

Ceron destacou que a previsão do governo inclui apenas os dividendos regulares, não os extraordinários, e também outras estatais, como o Banco do Brasil (BBAS3) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Nós só colocamos na previsão os dividendos regulares. A gente não coloca esse tipo de especulação, previsão, expectativa que pode vir extraordinária. Então, a previsão de dividendos que nós colocamos na proposta do Orçamento geralmente tem um grau de segurança bom”, afirmou o secretário do Tesouro no Stock Pickers, o maior podcast do Brasil sobre mercado financeiro.

O secretário também ressaltou que a decisão da Petrobras, de reter os dividendos, é “por enquanto provisória”, e que na verdade a projeção para as estatais “hoje está com um viés de alta”. “Como eu disse, a gente acaba usando [nas previsões] sempre o que já está contratado, aprovado, então não deve ter impacto”.

Ceron participou do programa ao lado de Caio Megale, ex-secretário da Fazenda da cidade de São Paulo e hoje economista-chefe da XP Inc. (XPBR31), e Felipe Salto, ex-secretário da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo e atual economista-chefe e sócio da Warren Brasil. O trio foi entrevistado pelo apresentador Lucas Collazo e pelo editor de Política do InfoMoney, Marcos Mortari.

(Esta reportagem está em atualização)

The post Ceron diz que decisão da Petrobras não afeta projeção de dividendos da União appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.