“Prédio Vazio”, terror nacional protagonizado por mulheres é premiado em Tiradentes

Por Carol Marques | Repórter

Ao apresentar “Prédio Vazio” na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, o cineasta Rodrigo Aragão fez um discurso de defesa do cinema de terror nacional. Diretor de longas consagrados como “Mangue Negro” e “A Noite do Chupacabras”, Aragão se aventura, desta vez, num terror capixaba de protagonismo feminino que se passa em pleno Carnaval. O longa-metragem venceu o prêmio Retrato Filmes na Mostra Tiradentes, que inclui um contrato de distribuição no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). 

Em defesa do terror brasileiro

No discurso da exibição, Aragão ressaltou a potência do gênero em levar o jovem ao cinema para ver filmes como “A Freira” ou “Terrifier”. Ele expôs, também, o fato de que a maior parte desses espectadores não conhecem os filmes de terror nacionais. Existe mesmo esse estranhamento do terror nacional, apesar da figura quase mítica do personagem Zé do Caixão, criado por José Mujica Marins (e a quem Aragão dedicou a sessão, inclusive), e de hoje contarmos com um leque de diretores que se arriscam no gênero. 

Nesse sentido, o terror nacional oferece identificação a uma juventude de mente e coração aberto para narrativas que exploram o pior e o melhor do ser humano, seus mitos, crenças e, é claro, muito sangue. 

“Prédio Vazio” é um terror capixaba

A realização da pré estreia mundial de “Prédio Vazio” em Tiradentes é oportuna. Apesar da plateia contar com espectadores de diferentes partes do Brasil, os mineiros em especial se sentirão conectados com a trama do longa, que se passa em Guarapari (ES). Trata-se de uma cidade turística, que oscila entre milhares de visitantes na alta temporada e uma calmaria surpreendente na baixa, a ponto de vários prédios da Praia do Morro ficarem vazios durante a maior parte do ano.

Em “Prédio Vazio” acompanhamos Luna (Lorena Corrêa), uma jovem determinada que parte para Guarapari em busca da mãe desaparecida. Junto do namorado Fábio (Caio Macedo), que faz um divertido contraponto solar à aura sombria da protagonista, ela invade o velho prédio Madalena, onde a mãe se hospedou com o namorado para curtir o Carnaval. 

O longa-metragem faz mesmo reverência a Mujica, com quem Rodrigo Aragão já colaborou no passado. Entretanto, em meio a sangue falso, corpos em apodrecimento, fantasmas que gemem e uma assustadora vilã humana, está uma história sobre amor materno.  

Representatividade feminina no gênero

No Encontro Sobre o Filme, durante a programação da Mostra Tiradentes, Aragão comentou que cresceu cercado de homens e que não teve muitas amigas, fazendo com que a figura feminina causasse nele certo fascínio e estranhamento. Ele comentou, também, que acredita que errou nas representações femininas de seus primeiros filmes, em que a mulher é vista como uma donzela a ser salva. Ou seja, para o diretor, o protagonismo feminino de “Prédio Vazio” é, também, uma forma de reparação. Feliz é o cinema que se reinventa a partir das reflexões de novos tempos, com maturidade e dignidade! 

Outro ponto forte de Prédio Vazio é o bom humor acertado, que alivia o clima de tensão do longa nos momentos certos, um equilíbrio delicado com o gore e a agressividade que também acompanham o longa. As pitadas de romance são sensíveis, contribuem para o humor e ainda são capazes de emocionar – é impossível não torcer para a nossa final girl Luna, que luta com unhas e dentes pela mãe. 

Vale ressaltar, também, que esse é um filme-escola, realizado a partir de uma série de oficinas realizadas pela produtora Fábulas Negras. Os alunos que se destacaram mais durante as oficinas puderam trabalhar no longa-metragem em aspectos como produção audiovisual de baixo orçamento, direção de arte, interpretação, maquiagem de efeitos especiais, sonoplastia, figurino, produção executiva e fotografia. É o caso de Lorena Corrêa, que interpreta Luna. A jovem atriz contracena muito bem com as veteranas Gilda Nomacce (que esbanja da gargalhada maléfica) e Rejane Arruda, mesmo nos momentos mais tensos do longa. 

Agora, “Prédio Vazio” segue para Portugal, onde fará sua estreia mundial no festival Fantasporto. Ainda não há datas para novas exibições no Brasil. 

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