Amazon anuncia evento em que pode lançar Alexa com IA

A Amazon divulgou nesta quarta-feira (5) que realizará um evento no dia 26 de fevereiro. Ainda que a empresa mantenha mistério sobre o tema do evento, é fortemente especulado que a big tech anunciará a aguardada Alexa com inteligência artificial. Desde 2023, quando a corrida das IAs generativas ficou mais acirrada, existem rumores de que a Amazon introduzirá essa tecnologia na sua assistente virtual.

Outro ponto que reforça a ideia de que o evento deve anunciar a nova Alexa é a própria arte do convite. Há um fundo azul e com linhas em outras tonalidades dessa cor, similar à luz que a assistente acende quando é acionada para ouvir um comando ou quando está se comunicando com o usuário.

O que podemos esperar do evento de fevereiro da Amazon?

Além da já citada Alexa com IA (ou Alexa finalmente inteligente ou Alexa turbinada), é especulado que a Amazon revelará o serviço de assinatura da sua assistente virtual. A big tech não esconde que isso está em seus planos, reconhecendo que para o cliente pagar pela Alexa seria necessário que ela tivesse mais valor para o usuário.

E qual seria esse valor? Bem, finalmente ficar inteligente — o que deve ocorrer usando o LLM Claude da Anthropic. A Alexa hoje é vendida como uma IA, mas na prática ela é mais um programa com comandos pré-definidos. Ela pode saber quando um produto que você gosta está em promoção, mas porque tem acesso a compras recentes. Nada que um alerta de email não faça.

Uma prévia dessa Alexa foi apresentada pela Amazon ainda em 2023, em um evento apresentando futuras perspectivas para a assistente. No vídeo abaixo, assim como o ChatGPT e outras IAs generativas, a Alexa cria o rascunho de um email com base no prompt feito pela usuária. E a ativação desse recurso é feita com o comando “Alexa, let’s chat”.

Evento será apresentado por ex-Microsoft

Segundo o The Verge, o ex-diretor da divisão de produtos da Microsoft, Panos Panay, será o apresentador do evento. Panay foi anunciado na Amazon em 2023, dias após sair da criadora do Windows, e está em um cargo idêntico ao da antiga firma.

Panay chegou na Amazon pouco depois da empresa anunciar um investimento bilionário na Anthropic, empresa criadora do LLM Claude e chatbot de mesmo nome. Essa parceria da big tech com a companhia de IA é investigada no Reino Unido para identificar se a Amazon adquiriu a Anthropic.

Outro ex que deve marcar presença no é John Schulman, fundador da OpenAI que saiu da companhia em agosto do ano passado. Schulman virou a casaca e foi para a Anthropic. Com o possível uso do LLM Claude na Alexa, não será surpresa se um representante da Anthropic participar do evento para explicar parte da tecnologia da IA.

Amazon anuncia evento em que pode lançar Alexa com IA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.