A França inventa um acumulador de energia fria permitindo energia ilimitada para casa

Na busca de um futuro mais sustentável, diante do cenário atual da mudança climática e dos estragos que está causando na temperatura ambiente das grandes cidades, a indústria energética não para de inovar. Um exemplo claro disso é a história de hoje com a empresa francesa Boreales Energy, que desenvolveu uma tecnologia disruptiva para o armazenamento de frio em grande escala.

Este novo sistema, baseado nos parâmetros de um Acumulador Térmico Estático (ATS), que permite armazenar energia na forma de gelo durante as horas de vale, para depois utilizá-la quando a demanda e os preços da eletricidade estão mais altos, permitindo assim que os lares em cidades com altas temperaturas mantenham um clima agradável a baixo custo.

Este poderia ser o futuro dos sistemas de ar condicionado, pelo menos na França, onde há uma dinâmica muito particular em relação aos hábitos de consumo nas casas, como resultado direto das mudanças climáticas nas áreas urbanizadas.

Um problema em larga escala que a Boreales Energy resolverá com o ATS

De acordo com dados da ActuEnergie, estima-se que a França consome cerca de 6% de sua eletricidade total para produzir frio, o que equivale à energia produzida por quatro reatores nucleares. Este número destaca a importância de otimizar os processos de refrigeração, tanto para reduzir o impacto ambiental quanto para economizar custos.

O ATS oferece várias vantagens significativas. Como uma maior eficiência, entre 15% e 18% acima dos sistemas da concorrência, conforme afirmado pela Boreales Energy. Assim como uma pegada de carbono reduzida, duas ou três vezes menor do que os sistemas tradicionais para a mesma capacidade de armazenamento.

Se adicionarmos a isso o seu preço competitivo e a sua flexibilidade para integrar-se a sistemas de refrigeração existentes ou como parte de um sistema completo Plug & Play, podemos concluir que estamos diante de uma das alternativas mais atraentes do setor a nível global.

Accumulateur Thermique Statique (ATS)

O sistema da Boreales Energy funciona de forma semelhante a um termoelétrico, mas em vez de armazenar calor, armazena frio. Durante as horas de menor consumo elétrico, o ATS congela água em um tanque, criando uma reserva de energia frigorífica. Quando a demanda por frio aumenta, o gelo derrete e libera sua energia para refrigerar o sistema.

Um grande futuro nas mãos com o ATS

Devido a todos os elementos expostos, poderíamos concluir que o ATS representa uma grande oportunidade de evolução para esse segmento da indústria.

A tecnologia do ATS é tão flexível que poderia ser usada tanto em aplicações industriais e comerciais que requerem refrigeração como em qualquer casa.

Na verdade, a empresa trabalha em adaptações do seu sistema para cada ambiente e até pode funcionar como um acumulador elétrico.

Então, a Boreales Energy tem um projeto com bastante potencial em mãos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.