Fim de semana deve ter calor no Sul e Sudeste e menos chuva no Nordeste

O Brasil deve ter um fim de semana marcado por uma onda de calor intensa no Sul e Sudeste, enquanto o Nordeste deve experimentar uma redução nas chuvas.

A previsão indica que as altas temperaturas devem se estender até a próxima segunda-feira (10), com termômetros registrando máximas de até 43°C em algumas cidades.

Após dias de chuvas intensas, o clima no Nordeste começa a se estabilizar. Meteorologistas afirmam que a precipitação perderá força, especialmente no leste da região.

No Centro-Oeste, há previsão de pancadas isoladas, especialmente no Mato Grosso, enquanto o Sudeste deve ter tempo firme, com algumas chuvas localizadas.

O sol deve predominar em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

Já no Sul, a onda de calor, que já quebrou recordes de temperatura, deve persistir, com a possibilidade de novas máximas históricas. A onda de calor é resultado de um bloqueio atmosférico próximo à Argentina.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia previsto que o fenômeno duraria até esta sexta-feira (7), mas a duração foi estendida até a próxima segunda-feira. Cidades gaúchas, por exemplo, podem registrar temperaturas extremas, superando os 40°C.

Fevereiro promete ser um mês de clima chuvoso em grande parte do país, com temperaturas abaixo da média, devido à ausência do El Niño e à influência do fenômeno La Niña.

O mês deve ser caracterizado por chuvas isoladas, especialmente na Zona de Convergência Intertropical, que atuará ao longo de todo o mês.

No entanto, o Sul continuará quente, com a possibilidade de novas ondas de calor, especialmente no Rio Grande do Sul, onde o clima seco predominará.

The post Fim de semana deve ter calor no Sul e Sudeste e menos chuva no Nordeste appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.