Lafayette Andrada deve ser relator de PEC sobre o semipresidencialismo

LAFAYETTE ANDRADA

O deputado Lafayette Andrada (Republicanos) é o nome mais cotado para assumir a relatoria, na Comissão Especial, da proposta de emenda à Constituição que trata da instalação do semipresidencialismo no Brasil, de autoria do deputado Luiz Carlos Haully (Podemos-RS), que já obteve o número mínimo de assinaturas para tramitar na Câmara Federal. Ela deve ser apresentada, provavelmente, depois do carnaval, tendo como primeira etapa a Comissão de Constituição e Justiça.

Andradinha, pai de Lafayette falou antes sobre o semipresidencialismo

Próximo do atual presidente da Câmara, Hugo Motta, Lafayette confirmou tal possibilidade e lembrou que o projeto teve como base uma proposta semelhante, apresentada pelo seu pai, Bonifácio Andrada, em 2001, quando era deputado federal. Andradinha, já falecido, era um jurista de primeira linha e defendia tal possibilidade. Além disso, no seu discurso de posse, Hugo Motta, de quem Lafayette é próximo, também ressaltou a importância do parlamentarismo, indicando que não criará qualquer obstáculo para tal discussão em plenário. As informações são do jornal “O Tempo” e confirmadas pelo Painel.

Poder dividido, mas há vários modelos de comando

De acordo com o projeto a ser apresentado, o presidente da República dividiria o poder com um primeiro-ministro, que liderava as ações de Governo. Ele é adotado em países como a França, desde 1958, na Quinta República; em Portugal, a partir de 1976; Finlândia, Romênia e Polônia. Há casos em que ele é adotado, mas quem manda é o presidente, como na Rússia, de Vladimir Putin. O modelo pode variar conforme o país.

O post Lafayette Andrada deve ser relator de PEC sobre o semipresidencialismo apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.