Trump corta financiamento e ONU alerta: seis milhões podem morrer de HIV e AIDS

Donald Trump, recém-eleito presidente dos Estados Unidos – Foto: Reprodução

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender o financiamento para programas de combate ao HIV e à AIDS pode resultar em mais de seis milhões de mortes até 2029, alertou a UNAIDS, agência das Nações Unidas dedicada à luta contra a doença.

A suspensão de centenas de milhões de dólares em ajuda externa por 90 dias já está causando interrupções no tratamento de pacientes, especialmente em países de baixa renda.

Embora o Departamento de Estado dos EUA tenha concedido uma isenção temporária para o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da AIDS (PEPFAR), permitindo que parte dos recursos continue sendo utilizada, a situação permanece instável. A vice-diretora executiva da UNAIDS, Christine Stegling, afirmou que o impacto da decisão já é visível em diversas regiões. “Na Etiópia, 5.000 trabalhadores da saúde pública financiados pelos EUA tiveram seus contratos encerrados”, disse Stegling.

A organização estima que, sem o financiamento americano, o número de mortes relacionadas à AIDS pode crescer 400% entre 2025 e 2029, resultando em 6,3 milhões de óbitos evitáveis.

Os Estados Unidos são o maior doador da Organização Mundial da Saúde (OMS), financiando 75% do programa da organização voltado para HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Sem esses recursos, profissionais de saúde perderão seus empregos e milhões de pacientes enfrentarão a interrupção de seus tratamentos.

Fachada da sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) – Foto: Reprodução

A OMS classificou a medida como uma “ameaça global” e alertou que coloca em risco o acesso a tratamentos essenciais para mais de 30 milhões de pessoas.

Além do bloqueio nos investimentos, Trump já iniciou o caminho para que os EUA deixem, de vez, a OMS. Após a posse, em 20 de janeiro, o republicano assinou, entre cerca de 100 ordens executivas, uma para romper os laços com a agência de saúde das Nações Unidas.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.