Projeto que leva ópera gratuita a diversas regiões de Santa Catarina inicia turnê em Joaçaba nesta terça-feira

Além das apresentações abertas ao público, a iniciativa contempla escolas públicas

Começa nesta terça-feira (11), no município de Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, a turnê do “Curta! Ópera Curta”, projeto cultural que vai percorrer seis cidades e três escolas em cinco regiões de Santa Catarina durante o mês de fevereiro. O espetáculo apresentará duas óperas de pequena duração (“O Telefone”, de Gian Carlo Menotti; e “O Segredo de Susanna”, de Ermanno Wolf-Ferrari). A estreia acontece no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba, com entrada gratuita, às 20h. No mesmo dia, a Escola Celso Ramos – também de Joaçaba – será contemplada com uma apresentação especial, às 10h40.

A iniciativa busca tornar a ópera mais acessível ao grande público, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e descentralizar produções artísticas, levando óperas de alta qualidade a diferentes regiões do Estado. O “Curta! Ópera Curta” também prevê apresentações gratuitas para escolas públicas, com o intuito de formar novas plateias e aproximar os estudantes de manifestações artísticas sofisticadas. “Nossa ideia é garantir e proporcionar que pessoas acima de 10 anos de idade tenham a oportunidade de vivenciar o universo da ópera”, resume Carla Domingues, idealizadora do projeto. 

OUTRAS CIDADES DA TURNÊ

A próxima cidade a receber a turnê é Jaraguá do Sul, no dia 13. Logo em seguida vem Joinville (14) e Criciúma (15). Em Florianópolis (21 e 22) e Blumenau (23), o espetáculo contará com a participação especial da Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca. Além das apresentações abertas ao público, o projeto também levará a ópera para Escola Municipal CAIC Professor Desembargador José Rodrigues de Oliveira em Joinville, e para a Escola José Amaro Cordeiro, em Florianópolis.

Carla, soprano e doutora em Música, assume a direção artística do espetáculo e do elenco. A coordenação geral é de Maria Elita Pereira e a produção de Anne Santilli. O elenco conta com nomes de destaque, como o barítono Leonardo Estévez, residente em Buenos Aires e com uma carreira consolidada nos principais teatros da Argentina e do exterior. O tenor solista Flávio Leite, que soma 24 anos de trajetória e 63 personagens de ópera interpretados em oito idiomas, assina a direção cênica e a concepção dos cenários. Completam o time de artistas o ator e produtor cultural Pablo Assi, assistente de produção da Camerata Florianópolis desde 2018, e o pianista Vitor Philomeno, renomado preparador vocal e pianista correpetidor, referência em gerenciamento artístico na América Latina. O figurino é assinado por José Alfredo Beirão.

O espetáculo é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e conta com o incentivo do Fort Atacadista. 

CONHEÇA O ELENCO

Carla Domingues – Soprano e Diretora Artística

Soprano e doutora em Música, Carla Domingues já se apresentou como solista no Brasil, Uruguai, Chile e Itália. Destacou-se no Theatro São Pedro (SP) e no Teatro Municipal de São Paulo em óperas de Strauss e Mozart. Atualmente, é professora de canto na Camerata Florianópolis e coordenadora do grupo Prática de Ópera. Em 2025, será solista da OSPA. interpretando o Concerto para Orquestra de Soprano Coloratura, Op. 82, de Reinhold Glière.

Leonardo Estévez – Barítono

Barítono formado pelo Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, Leonardo Estévez tem uma carreira consolidada nos principais teatros da Argentina e do exterior. Já interpretou papéis de destaque em diversas óperas e participou de estreias mundiais. Recentemente, atuou em Tosca, Il Trovatore, Madame Butterfly e La Traviata.

Flávio Leite – Diretor Cênico

Com 24 anos de carreira como tenor solista, Flávio Leite, acumula 63 personagens de ópera em 8 idiomas diferentes, desenvolvidos nos principais palcos brasileiros e latino-americanos. Estreou como diretor cênico em 2021 e desde então dirigiu montagens como Cavalleria Rusticana, Pagliacci e La Bohème. É presidente da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, diretor do Projeto Ópera Estúdio e curador da Série Terça Lírica.

Pablo Assi – Ator e produtor cultural

Pablo é ator, pesquisador e produtor cultural, graduado pelo curso de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Suas atividades profissionais iniciaram-se em 2007, quando ingressou na cena cultural de Blumenau como ator. Além dos palcos, atua nos bastidores como produtor cultural e trabalha desde 2018 como assistente de produção na Orquestra Filarmônica Camerata Florianópolis. Em 2022, assumiu a produção executiva do projeto social Camerata Educando com Música.

Vitor Philomeno – Preparador Vocal e Gerente Artístico

Reconhecido preparador vocal e pianista correpetidor, Vitor Philomeno já colaborou com artistas renomados e participou de estreias importantes, como Il Barbiere di Siviglia (Paisiello) no Theatro São Pedro (SP). Fundador do Opera Atelier Artists, é referência em gerenciamento artístico na América Latina. Em 2025, terá compromissos com a OSPA e o Instituto Artium de Cultura.SERVIÇO


O QUE? Espetáculo “Curta! Ópera Curta” em Joaçaba.
QUANDO? 11 de fevereiro (terça-feira), às 20h.
ONDE? Teatro Alfredo Sigwalt / R. Roberto Trompovski, 63 – Joaçaba (SC)
QUANTO? Gratuito

Fotos: Maria Antônia Oliveira

O post Projeto que leva ópera gratuita a diversas regiões de Santa Catarina inicia turnê em Joaçaba nesta terça-feira apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.