Litoral Sul de São Paulo tem 40 praias impróprias para banho de mar

Das 62 praias consideradas impróprias para o banho de mar pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) devido ao alto grau de poluição, 40 estão no litoral sul do estado.

Nos municípios de Itanhaém e Mongaguá praticamente todas as praias foram consideradas fora dos padrões de segurança para uso de banhistas na última pesquisa feita pelo órgão. O município de Santos também teve todas as suas praias consideradas impróprias para os turistas.

No Litoral Norte, a região mais afetada pela poluição é Bertioga, que teve sete de suas nove praias com bandeira vermelha, indicando alto grau de poluição em amostras de água analisadas pela Cetesb.

LEIA TAMBÉM:

Mega-Sena de hoje paga R$ 47 milhões

Novo alerta severo para chuvas é decretado pela Defesa Civil em SP

CLASSIFICAÇÃO DAS PRAIAS

Desde 2001, por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama),as praias são classificadas em duas categorias: própria e imprópria. A categoria Própria é subdividida em “Excelente”, “Boa” e “Satisfatória”.

Essa classificação se baseia na densidade de bactérias fecais medidas em amostras coletadas ao longo de cinco semanas consecutivas, baseado na presença de três indicadores microbiológicos para avaliar a poluição fecal: coliformes termotolerantes (anteriormente conhecidos como coliformes fecais), Escherichia coli e enterococos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.