STF suspende investigação contra Marconi Perillo por supostos desvios na Saúde

Marconi Perillo, ex-governador de Goiás e atual presidente nacional do PSDB (Foto: John William/TV Anhanguera)

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, nesta quarta-feira (12), uma investigação da Polícia Federal sobre supostos desvios na Saúde do estado de Goiás entre 2012 e 2018, período em que Marconi Perillo (PSDB) governou o estado. A decisão atende a um pedido da defesa do ex-governador, que alegou ausência de provas e abuso de autoridade.

A Operação Panacéia, deflagrada na semana passada, apura um esquema em que uma organização social (OS) teria desviado R$ 900 milhões de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a PF, parte do dinheiro retornava a políticos ou administradores da OS, configurando crime de peculato. A quebra de sigilo bancário de Perillo, da ex-primeira-dama e das filhas do casal estava entre as medidas adotadas pela investigação.

A defesa argumentou ao STF que não há indícios do envolvimento do ex-governador e que ele e sua família têm sido alvos de ilegalidades. Perillo classificou a operação como “encomendada” e disse ser vítima de perseguição política.

“Eles sabem da minha inocência e idoneidade. Não encontraram e não encontrarão nada contra mim. Nunca fiz o que narram. Só se fabricarem. Mas agora extrapolaram todos os limites e com extrema crueldade. Estão fazendo uma operação por supostos fatos acontecidos há 13 anos”, afirmou o ex-governador em nota.

A Secretaria de Comunicação de Goiás rebateu as declarações, chamando a posição de Perillo de “piada”. Em comunicado, acusou o ex-governador de tentar desviar o foco das investigações com “ataques rasteiros” ao atual governador Ronaldo Caiado e às instituições envolvidas.

A investigação, iniciada em 2019, apurava crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Caso avançasse, as penas poderiam ultrapassar 40 anos de prisão.

The post STF suspende investigação contra Marconi Perillo por supostos desvios na Saúde appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.