Snapdragon 6 Gen 4 é o mais novo e confuso chip da Qualcomm para celulares

A Qualcomm anunciou mais um chip para smartphones intermediários. O Snapdragon 6 Gen 4 traz tecnologia de 4 nm da TSMC e chega com a promessa de oferecer até 11% mais desempenho de CPU do que o seu antecessor. Pena que a companhia continua usando uma nomenclatura confusa.

Teoricamente, o Snapdragon 6 Gen 4 vem para substituir o Snapdragon 6 Gen 3. Para tanto, a novidade oferece oito núcleos de CPU distribuídos da seguinte forma:

  • 1 núcleo Cortex-A720 de 2,3 GHz de máximo desempenho
  • 3 núcleos Cortex-A720 de 2,2 GHz de alto desempenho
  • 4 núcleos Cortex-A520 de 1,8 GHz para eficiência energética

Essa configuração torna o Snapdragon 6 Gen 4 até 11% mais rápido em CPU do que o Snapdragon 6 Gen 3, de acordo com a Qualcomm. A eficiência energética também melhorou, proporcionando até 12% de economia em relação à geração antecessora.

Mas a confusão começa agora: tecnicamente, o Snapdragon 6 Gen 4 é muito parecido com o Snapdragon 7s Gen 3. Os núcleos são os mesmos. A diferença é que este último tem um núcleo Cortex-A720 de 2,5 GHz e três do mesmo tipo com até 2,4 GHz.

Os recursos suportados pelo Snapdragon 6 Gen 4 também são quase os mesmos com os quais o Snapdragon 7s Gen 3 trabalha. Por conta nisso, fica difícil ter uma noção clara sobre a posição do novo chip no portfólio da Qualcomm — ele não deveria fazer parte da série 7?

Essa história fica ainda mais bagunçada quando lembramos que, antes do Snapdragon 6 Gen 3 (anunciado em setembro de 2024 e, agora, já contando com um sucessor), a Qualcomm anunciou o Snapdragon 6 Gen 3 que, na verdade, é um Snapdragon 695 melhorado.

Para piorar a situação, a companhia afirma que o Snapdragon 6 Gen 4 tem até 29% mais desempenho gráfico em relação ao chip antecessor (o Snapdragon 6 Gen 3), cuja GPU é o Adreno 710.

Porém, a Qualcomm não tem mais dado nome às suas GPUs. No Snapdragon 7s Gen 3, trata-se do Adreno 810. É de suspeitar então que o novo chip conta com a mesma GPU ou uma ligeira variação desta.

O que mais o Snapdragon 6 Gen 4 oferece?

A despeito da confusão da nomenclatura, até que o Snapdragon 6 Gen 4 traz características condizentes com as necessidades de hardware atuais dos celulares intermediários. Entre elas estão:

  • até 16 GB de memória LPDDR5 de 3.200 MHz ou LPDDR4x de 2.133 MHz
  • armazenamento no padrão USF 3.1
  • tela com resolução full HD+ e até 144 Hz de taxa de atualização
  • conectividade Wi-Fi 6E (ou anteriores) e Bluetooth 5.4
  • câmera com sensor de até 200 megapixels
  • 5G sub-6 GHz e mmWave com download de até 2,9 Gb/s (gigabits por segundo)
  • tecnologia de upscaling Snapdragon Game Super Resolution
  • tecnologia Adreno Frame Motion Engine que eleva a taxa de frames sem afetar o consumo de energia

A Qualcomm também destaca o suporte do Snapdragon 6 Gen 4 a recursos de IA generativa, que ajudam o usuário a resumir textos ou gerar respostas para e-mails, por exemplo, dependendo pouco ou nada das nuvens. Trata-se de uma capacidade inédita na série 6.

Quando o Snapdragon 6 Gen 4 chega ao mercado?

A expectativa é a de que os primeiros celulares equipados com o Snapdragon 6 Gen 4 sejam anunciados nas próximas semanas. De acordo com a Qualcomm, modelos de marcas como Realme, Oppo e Honor deverão estar entre eles.

Snapdragon 6 Gen 4 é o mais novo e confuso chip da Qualcomm para celulares

Adicionar aos favoritos o Link permanente.