Zelensky diz que ataque russo atingiu Chernobyl; Kremlin nega

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (13) que um ataque russo atingiu um prédio protetor na antiga usina nuclear de Chernobyl, horas antes de reuniões com representantes do governo dos Estados Unidos sobre possíveis negociações para o fim da guerra.

Segundo Zelensky, um drone russo atingiu a estrutura que protege um reator danificado para evitar vazamento de radiação. No entanto, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que não há sinais de violação da barreira de proteção e que os níveis de radiação seguem normais.

Em comunicado, o Kremlin negou a responsabilidade do ataque com drone contra a cobertura de proteção da Central Nuclear de Chernobyl, desmentindo a denúncia de Zelensky.

Conferência em Munique

O suposto ataque ocorre às vésperas da Conferência de Segurança de Munique, onde a abordagem do presidente Donald Trump para encerrar o conflito deve ser o principal tema de debate.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, participarão da conferência e devem discutir a posição dos EUA em relação ao conflito. Em meio a preocupações europeias sobre possíveis concessões americanas à Rússia, Vance indicou que todas as opções estão sendo avaliadas para encerrar a guerra, incluindo medidas econômicas e militares contra Moscou.

Na quarta-feira (12), Trump indicou que as negociações envolveriam não apenas Rússia e Ucrânia, mas também outros atores internacionais.

“Teremos a Ucrânia, teremos a Rússia e teremos outras pessoas envolvidas também”, afirmou o presidente a repórteres no Salão Oval.

Em resposta, o presidente ucraniano disse que aceitaria plano de Trump, que cogitou diálogo com Putin

Vance se reunirá com Zelensky em Munique na sexta-feira (14), em um momento crítico para os rumos da diplomacia global.

The post Zelensky diz que ataque russo atingiu Chernobyl; Kremlin nega appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.