Nunes minimiza “Cracolândia”: “Negocinho deste tamanhozinho”

Ricardo Nunes (MDB), prefeito reeleito de São Paulo (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), minimizou a crise na Cracolândia, afirmando que a situação na região está “muito mais controlada” e comparando o cenário da capital paulista a outras cidades brasileiras.

“As pessoas falam de ‘cracolândia’, que é um negocinho desse tamanhozinho, que sai no Brasil inteiro. Tem outras cidades com esses locais com muito mais gente que em São Paulo”, disse ele, em entrevista ao programa “É Notícia”, da RedeTV!.

A declaração ocorre em meio a críticas sobre a gestão da Cracolândia e após a prefeitura instalar um muro de concreto na região central da cidade, substituindo antigos tapumes metálicos.

Nunes nega “confinamento”

A instalação do muro gerou debate entre especialistas, ativistas e a sociedade civil, que questionam se a estrutura pode contribuir para a segregação de usuários de drogas e pessoas em situação de rua.

Nunes, no entanto, rebateu as críticas e alegou que a troca do material visou apenas garantir segurança. “Aquele muro está ali há muitos anos. Ele era um tapume de ferro. Ferro é pontiagudo e machucava as pessoas. Em maio de 2024, ou seja, quase um ano atrás, tirou o de ferro e colocou o de bloco. Não tem nada de confinamento”, disse.

A prefeitura sustenta que a medida faz parte de um esforço para reurbanizar a região e ampliar o controle sobre o fluxo de dependentes químicos, que há anos se desloca por diferentes áreas do centro.

Desafio

Apesar das declarações do prefeito, a Cracolândia continua sendo um dos maiores desafios da administração municipal. A dispersão do fluxo de usuários para outros pontos da cidade tem sido apontada como um efeito colateral das operações de segurança e das políticas de repressão adotadas nos últimos anos.

Enquanto a prefeitura defende que tem ampliado ações de acolhimento e tratamento para dependentes químicos, especialistas e organizações sociais argumentam que a estratégia atual não resolve o problema estrutural, apenas desloca os usuários de um ponto a outro da cidade.

The post Nunes minimiza “Cracolândia”: “Negocinho deste tamanhozinho” appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.