Calor insuportável: sensação térmica pode atingir 62ºC no Rio e colocar saúde em risco

Termômetro no Rio de Janeiro registra temperatura de 40ºC. Foto: Reprodução

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro sofre com uma intensa onda de calor e a previsão é que a temperatura ultrapasse os níveis suportados pelo corpo humano. Cientistas avaliam que o calor deve gerar, no mínimo, mal-estar na população. A informação é do jornal O Globo.

O Rio está no topo do ranking das capitais mais quentes do país e os principais serviços de meteorologia, como o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), preveem temperaturas de até 40ºC na próxima segunda (17), com sensação térmica de 62,7ºC.

A previsão é de temperaturas diárias superiores a 36ºC e a sensação térmica acima de 50ºC, se a máxima coincidir com 60% de umidade. A tolerância ao calor varia de um indivíduo para outro, mas a sensação de mal-estar costuma afetar qualquer pessoa nesses níveis.

Praia lotada no Rio de Janeiro em meio a onda de calor. Foto: Reprodução

Independentemente da idade ou da saúde, a pessoa começa a ter riscos quando a temperatura do ar supera a do corpo humano, que é de 36,5ºC. Acima desse nível, qualquer indivíduo pode ter problemas de saúde. A umidade alta amplifica o desconforto térmico, já que o suor não evapora.

O Rio tem passado por um verão sem chuva. Entre 1º de janeiro e 10 de fevereiro, cerca de metade da capital teve somente de 33% a 40% da média de chuva, que está concentrada em algumas datas. Entre 1º de novembro de 10 de fevereiro, a cidade teve 71 dias sem chuva.

Desde a última segunda (10), a capital está no nível de calor 3 (NC3), o que caracteriza o registro de calor alto (entre 36ºC e 40ºC) com previsão de permanência ou aumento por pelo menos três dias consecutivos.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.