Terceira onda de calor deve começar nesta segunda, segundo Inmet

cidade calor temperatura clima

O Brasil deve enfrentar nova onda de calor na próxima semana, a partir de segunda-feira (17). A onda deve afetar inicialmente partes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, e posteriormente se expande para Goiás e Bahia, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A nova massa de ar quente e seco, que já está presente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, deve intensificar sua atuação a partir do próximo domingo (16), com temperaturas máximas que podem exceder a média climatológica em mais de 5°C.

No Rio Grande do Sul, diversas cidades registraram temperaturas máximas acima de 40°C, com Porto Alegre atingindo 39,3°C. Esta será a terceira onda de calor registrada no Brasil desde o início de 2025. A primeira ocorreu entre 17 e 23 de janeiro, e a segunda entre 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Durante a segunda onda, o Inmet emitiu um aviso vermelho de grande perigo, que se estendeu até 12 de fevereiro, afetando também partes de Santa Catarina e Paraná.

Uma onda de calor é caracterizada, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), quando as temperaturas máximas diárias superam em 5°C ou mais a média mensal durante pelo menos cinco dias consecutivos, abrangendo uma área extensa.

The post Terceira onda de calor deve começar nesta segunda, segundo Inmet appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.