Canadá vence EUA no hóquei, conquista título e Trudeau provoca Trump

A seleção de hóquei no gelo do Canadá conseguiu na noite de quinta-feira (20) se recuperar da derrota sofrida na semana passada e venceu os Estados Unidos por 3 a 2, na prorrogação, conquistando o torneio 4 Nations Face-Off, em Boston. O jogo não foi tão violento quando o do último sábado, mas continuou marcado pela tensão geopolítica insuflada pela retórica e pelas medidas comerciais do presidente Donald Trump.

Leia também: Disputa entre EUA e Canadá desce para a quadra do hóquei, em jogo violento

Leia também: Final do hóquei hoje entre EUA e Canadá vai além do jogo; tem ingresso a R$ 60 mil

O republicano não foi ao jogo, embora tenha sido formalmente convidado pela delegação americana, alegando outros compromissos.

Já o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, que estava no jogo da fase classificatória em Montreal, não se furtou em divulgar nas redes sociais sua reação quando Connor McDavid marcou o “golden score” aos 8:18 da prorrogação.

“Você não pode tomar nosso país – e você não pode tomar nosso jogo”, escreveu Trudeau no X.

A exemplo do que ocorrer na partida anterior, boa parte da torcida americana vaiou quando da execução do hino “Oh, Canada”, apesar do apelo contrário do locutor da TD Arena. A vaia contra o “The Star-Spangled Banner”, o hino nacional dos Estados Unidos, foi considerada um dos fatores da violência no primeiro jogo – em 9 segundos, foram registradas 3 brigas entre os jogadores.

Ontem, ainda houve espaço para provocações: um torcedor canadense abriu um cartaz onde era possível ler: “Bem-vindo aos EUA, a 11ª província do Canadá”, numa alusão ao desejo de Donald Trump de transformar o país vizinho no 51º Estado americano. Não houve brigas relatadas na torcida.

Na verdade, a vantagem canadense no esporte nesse século é ampla: eles ganharam a medalha de ouro nas Olimpíadas de Vancouver, em 2010, repetindo o feito em Sochi, em 2014. Antes disso, tinha levado a medalha de oro em Salt Lake City, em 2002. A seleção também ganhou as Copas do Mundo de Hóquei de 2004, 2014 e 2016.

Os EUA ainda não venceram um torneio internacional de melhor contra melhor desde a Copa do Mundo de Hóquei de 1996. Mas terão uma chance de revanche no ano que vem, nas Olimpíadas de Inverno de Milão, na Itália.

The post Canadá vence EUA no hóquei, conquista título e Trudeau provoca Trump appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.