“Mentira”: astronautas detonam falas de Musk sobre abandono de “perdidos no espaço”

  • Elon Musk afirmou que os astronautas da NASA Sunita Williams e Barry Wilmore estão presos na ISS por razões políticas, embora o retorno deles tenha sido adiado devido a problemas técnicos. Os astronautas Andreas Mogensen e Chris Hadfield refutaram as alegações de Musk, reafirmando o cronograma da missão.

Elon Musk se envolveu em uma disputa com dois astronautas, que afirmam que ele está mentindo sobre dois funcionários da NASA supostamente “abandonados” no espaço pela administração Biden. O fundador da SpaceX, Musk, e o presidente Donald Trump afirmaram repetidamente que a comandante Sunita “Suni” Williams e o capitão Barry “Butch” Wilmore foram abandoados na Estação Espacial Internacional (ISS).

A própria comandante Williams e o capitão Wilmore confirmaram que isso não é verdade, explicando que o retorno à Terra foi adiado devido a problemas técnicos em uma das naves.

Apesar disso, Musk afirmou que eles foram deixados lá por razões políticas.

Leia mais: Por que astronautas que deveriam passar 8 dias no espaço ainda não voltaram para casa

“Que mentira”, postou Andreas Mogensen, um astronauta que comandou a ISS entre setembro de 2023 e início de 2024, no X, acima de um clipe da entrevista de Musk.

“E de alguém que reclama da falta de honestidade da mídia tradicional”, acrescentou.

A crítica de um membro respeitado da comunidade espacial provocou uma resposta furiosa do chefe da SpaceX, Musk.

Iniciando sua diatribe com um insulto contra Mogensen, Musk continuou: “A SpaceX poderia tê-los trazido de volta há vários meses.

“OFERECI ISSO DIRETAMENTE à administração Biden e eles recusaram. O retorno FOI adiado por razões políticas.”

Ele então chamou Mogensen de idiota.

O astronauta dinamarquês e engenheiro aeroespacial respondeu: “Elon, eu sempre admirei você e o que você conquistou, especialmente na SpaceX e Tesla.

“Você sabe tão bem quanto eu que Butch e Suni estão retornando com a Crew-9, como foi planejado desde setembro passado. Mesmo agora, você não está enviando uma nave de resgate para trazê-los para casa.

“Eles estão retornando na cápsula Dragon que está na ISS desde setembro passado.”

O relato de Mogensen foi apoiado por outro ex-comandante da ISS, o astronauta canadense aposentado Coronel Chris Hadfield.

O comandante, que voou em três missões, repostou na troca um ponto que fez no início desta semana, que diz: “Suni e Butch nunca foram ‘abandonados’ no espaço. Eles estão preparados e comprometidos com a missão, como todos os astronautas profissionais.

“Suni é comandante da Estação Espacial, eles estão fazendo caminhadas espaciais, trabalhando duro em nome da NASA e de todos os parceiros, tendo o tempo de suas vidas.”

Representantes da Casa Branca, SpaceX e NASA não responderam imediatamente ao pedido de comentário da Fortune.

Por que Williams e Wilmore ainda estão no espaço?

Os funcionários da NASA deveriam retornar à Terra a bordo do Starliner da Boeing no início de setembro.

No entanto, a NASA e a Boeing disseram que identificaram vazamentos de hélio e enfrentaram problemas com os propulsores de controle de reação da espaçonave em junho.

Em um comunicado em agosto, a NASA disse que os engenheiros realizaram um número “significativo” de testes, planejamento de contingência e revisões.

No entanto, “a incerteza e a falta de concordância de especialistas [não atenderam] aos requisitos de segurança e desempenho da agência para voos espaciais humanos.”

Como resultado, a dupla foi reprogramada para retornar junto com o próximo grupo de retorno (Crew-9) programado para voltar no próximo mês a bordo de uma espaçonave Dragon da SpaceX.

As equipes a bordo da ISS trabalham em conjunto, com uma equipe chegando enquanto a próxima sai. A Crew-10 está programada para chegar à ISS em março.

Como resultado, em vez de estarem no espaço por pouco mais de uma semana, a comandante Williams e o capitão Wilmore estão na ISS há meses — uma experiência fora do comum para astronautas da NASA.

Durante esse tempo, as alegações de Musk e do presidente Trump mudaram de críticas à administração Biden para alegações de que a dupla foi deixada no espaço por “razões políticas”.

O que dizem os astronautas?

A comandante Williams e o capitão Wilmore — ambos ex-capitães da Marinha — explicaram por que não retornaram para casa mais cedo, apesar de uma Dragon tripulada estar atracada na ISS desde setembro.

“O plano é que a Crew-10 será lançada no dia 12 de março, eles virão aqui, se encontrarão e atracarão — faremos uma transição por cerca de uma semana, e retornaremos por volta do dia 19 de março”, disse o capitão Wilmore à CNN esta semana.

“Levamos tripulações para e da Estação Espacial, temos um ciclo de um período de tempo em que essas coisas acontecem, e alterar esse ciclo envia efeitos em cadeia por toda a linha”, acrescentou o capitão Wilmore. “Nunca esperaríamos voltar apenas especialmente para nós — ou para qualquer um — a menos que fosse um problema médico ou algo realmente, realmente fora das circunstâncias.”

“Não nos sentimos abandonados. Não nos sentimos presos. Não nos sentimos encalhados”, acrescentou. “Entendo por que outros podem pensar isso. Viemos preparados, viemos comprometidos… se você nos ajudar a mudar a narrativa, vamos mudá-la para preparados e comprometidos versus o que você tem ouvido.”

c.2025 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group

The post “Mentira”: astronautas detonam falas de Musk sobre abandono de “perdidos no espaço” appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.